Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Crossdocking: quando e como implementá-lo em sua empresa?

Atualmente, a gestão de logística desenvolve diferentes sistemas para otimizar o armazenamento, estoque e, principalmente, transporte. Dentre eles, destaca-se o crossdocking, um sistema de distribuição de mercadorias que se dá pelo envio do produto a um centro de distribuição que, por sua vez, o direciona até o consumidor final, não necessitando de estocagem.

Esta técnica é muito utilizada por empresas que trabalham com vendas online ou sob encomenda, pois permite uma redistribuição rápida dos produtos comprados.

No entanto, o crossdocking também pode ser muito benéfico para diversos tipos de negócios. Quer saber se o sistema pode se aplicar ao seu?

O crossdocking pode ser uma opção vantajosa para a sua empresa se você:

1 – Quer reduzir custos com estoque

Como a maioria das mercadorias fica estocada no fornecedor, você só precisa de um pequeno espaço em seu negócio para a conferência, a embalagem e o envio das mercadorias.

Com isso, os custos com estoque são consideravelmente reduzidos, pois há apenas os valores para manutenção da área de recebimento e separação de pedidos.

2 – Busca mais agilidade nas entregas

Se você busca agilizar a entrega das mercadorias, considere utilizar o crossdocking. Sem estocagem dos produtos, eles são enviados ao comprador logo que chegam no centro de distribuição.

Essa rapidez na entrega deixa o cliente mais satisfeito e o leva à fidelização, favorecendo a atribuição de uma reputação positiva ao negócio.

Mas atenção: aplique o sistema em seus produtos mais vendidos, pois a economia e agilidade ao entrar em contato com os transportadores é garantida.

3 – Não possui espaços grandes para estoque

Empresas que não possuem espaço para estocagem precisam investir na compra ou aluguel de armazéns, o que resulta em custos elevados.

Com o recebimento e despacho de mercadorias realizado em centros de distribuição, não é necessário uma infraestrutura grande para guardar os produtos para envio.

4 – Precisa investir em outros setores

A redução de custos possibilita o investimento em melhorias em outros setores de sua empresa, como produção, comunicação ou até mesmo logística.

O investimento em processos aumenta a produtividade do negócio e, consequentemente, sua lucratividade.

#Recomendações para implementação do crossdocking:

Como você pode ver, crossdocking é um sistema muito benéfico, mas que exige cuidados para sua implementação.

Para realizar a distribuição das mercadorias, conte com fornecedores de confiança, de modo que eles reservem sempre um volume de itens para você. Assim, a produção das mercadorias é feita sempre em tempo hábil para estarem disponíveis ao comprador.

Além disso, é fundamental que você implemente em sua empresa um bom sistema de ERP (Enterprise Resource Planning).

O ERP é uma ferramenta de planejamento que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único local, permitindo o controle das operações logísticas.

E mais: contrate uma transportadora experiente para a realização do crossdocking! Ao contar com especialistas no assunto, você usufrui de todos os benefícios do serviço de entrega e obtém resultados mais positivos.

A Sudmar atende a diversos clientes com o crossdocking. Entre em contato conosco e aplique está técnica em sua empresa!

Agora que você sabe quando implementar o crossdocking, clique aqui para conhecer outras 5 vantagens de investir no Crossdocking.

plugins premium WordPress