Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Segurança no trânsito: 5 dicas indispensáveis para todo motorista

A segurança no trânsito é um assunto que sempre está em pauta. Sair de casa para chegar até o seu destino e poder retornar ao seu lar sem nenhum percalço é o que todos desejamos. 

Esse é um assunto que envolve uma série de leis, práticas e vivência que garante a segurança de todos no trânsito.

Respeitar as normas de segurança ao dirigir em ruas, avenidas e estradas é de extrema importância. Por isso é necessário que o motorista respeite o Código de Trânsito Brasileiro.

Para que você não se coloque em situações de risco e nem as outras pessoas, separamos 5 dicas importantíssimas que vão ajudá-lo a evitar acidentes de trânsito. Continue com a gente e confira!

1° Esteja em boas condições para dirigir 

Segundo um levantamento feito pelo governo do Estado de São Paulo, 94% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana. Dirigir sob o efeito de álcool ou remédios diminui os seus reflexos. A alteração causada pelo cansaço e estresse também é um fator que contribui para aumentar o índice de acidentes. 

Por isso, antes de dirigir se certifique que está em boas condições para dirigir e se beber não dirija.

2° Respeite os limites de velocidade 

Já diz o ditado popular: “a pressa é inimiga da perfeição”. Isso diz muito sobre respeitar os limites de velocidade, pois se você acelerar demais e extrapolar os limites da via, você será penalizado ou causará fatalidades. 

Se existe um limite naquela via em que você trafega é porque houve um estudo para que aquela fosse a velocidade máxima permitida. Inúmeros acidentes ocorrem por excesso de velocidade, por isso respeite a lei.  

3° Redobre a atenção com crianças no veículo

Transportar crianças é uma enorme responsabilidade e isso deve ser feito corretamente. Elas sempre devem estar no banco de trás e com o cinto de segurança afivelado. Se forem pequenas, você deve usar uma cadeira apropriada, devidamente presa ao cinto.

Sempre que possível, deixe alguém no banco de trás do veículo como responsável pelos pequenos. Sua função deve ser apenas prestar atenção no caminho.

4° Não deixe objetos soltos dentro do veículo

Um objeto pode atrapalhar a sua viagem!

Pode parecer exagero, mas objetos soltos dentro do veículo comprometem muito a segurança na hora de dirigir. 

Para você entender melhor, uma simples garrafa de água pode ser muito perigosa. Ao rolar dentro do veículo, existe a possibilidade de que ela fique presa nos pedais de freio e do acelerador, impedindo o seu uso. Podendo assim causar um acidente. 

5° Mantenha uma distância segura do veículo a frente

Para que você consiga reagir em caso de uma emergência e precise frear rapidamente, é recomendável que a distância entre o veículo a frente seja de 4 carros de distância. Essa é uma medida recomendada pelos órgãos de segurança no trânsito. 

Lembre-se também que, ao conduzir um veículo, você é responsável pela vida dos passageiros e pedestres.

Gostou deste texto e quer compartilhar essas informações?

Envie esse post para que mais pessoas se conscientizem sobre a segurança no trânsito. 

Confira todas as leis do Código de Trânsito Brasileiro.

plugins premium WordPress