O serviço de rastreamento ou rastreabilidade permite o acompanhamento, em tempo real, do trajeto do caminhão que carrega as mercadorias. Com esta tecnologia, há maior número de informações e do controle de situações particulares que envolvem a frota.
Para as empresas que buscam transparência nos processos de produção e logística, é essencial contar com uma transportadora que tenha todas as suas frotas conectadas à central.
Além de rastrear em tempo real onde o veículo está, as tecnologias de rastreamento ainda fornecem informações, sobre o tempo de trajeto e todos os processos que envolvem a carga, garantindo um controle de como será a entrega ao consumidor.
Mas você sabe como funciona este controle? De que maneira as empresas podem se beneficiar desta tecnologia? Confira neste post as vantagens de contratar uma frota com serviço de rastreamento.
Os principais benefícios do sistema de rastreamento de produtos em transporte terrestre
1 – Transparência nas etapas de produção
Com a transparência no trabalho feito, o cliente tem acesso às diversas etapas da cadeia produtiva e dos padrões de qualidade dentro da transportadora. A transparência, além de permitir a visualização das informações do produto, ainda demonstra credibilidade e segurança aos envolvidos no processo, desde os trabalhadores no centro de distribuição até o cliente final.
2 – Proteção contra falsificações e fraudes
Fraudes relacionadas a falsificação e contrabando de produtos podem ocorrer quando não se tem informações sobre sua origem de fabricação ou comercialização, pois produtos falsificados não possuem sistema de rastreamento. A tecnologia de acompanhamento permite o acesso ao histórico de andamento da mercadoria e, caso alguma etapa fuja do habitual, deve-se ter uma atenção especial e entrar em contato com os responsáveis pelo transporte.
3 – Praticidade dos procedimentos em recalls
Produtos que chegam ao mercado e demonstram problemas de funcionamento podem sofrer as chamadas recalls, que consiste na devolução de um lote com defeito. Com o acompanhamento do transporte destes produtos, é possível visualizar por quais lugares ele passou e fazer o trajeto reverso. Além disso, a tecnologia de rastreamento permite analisar qual etapa possivelmente resultou em problemas na mercadoria e permite ao responsável corrigir o processo.
4 – Monitoramento da qualidade dos processos internos
Com o sistema de rastreamento, todos os setores da transportadora têm conhecimento dos prazos e etapas que precisam ser cumpridos na cadeia de logística. O acompanhamento ainda permite compreender onde necessita de maior atenção ou mão de obra e quais ajustes podem ser feitos para melhorar a produtividade. Apesar de parecer um benefício voltado para o setor interno, a melhoria dentro da transportadora assegura a chegada do produto ao consumidor final de maneira satisfatória e garante a credibilidade da empresa que a contratou.
A tecnologia de rastreamento garante uma rastreabilidade segura à empresa que contrata uma transportadora com este serviço. Se você quer uma garantia de que sua mercadoria será entregue com segurança, conte com a Sudmar Transportes.