A manutenção preventiva de frota tem o objetivo de manter os veículos, como caminhões, nas condições ideais para realização do trabalho e é fundamental para empresas que trabalham com uma logística que depende de veículos de transporte rodoviário.
Indispensável para garantir o bom funcionamento e a eficiência dos caminhões, a manutenção preventiva realiza o diagnóstico preciso de cada parte do veículo para definir quais procedimentos devem ser tomados para melhorar seu funcionamento e protegê-lo de prejuízos e imprevistos.
Com a manutenção, assegura-se a conservação das máquinas e itens como pneus, motores, suspensões, freios, baterias e todos os sistemas internos do caminhão. Além disso, a manutenção representa a segurança dos motoristas e das cargas movimentadas. Por isso, deve ser planejada estratégica e periodicamente.
Você quer conhecer a importância da manutenção preventiva para as frotas? Listamos abaixo 5 benefícios que este procedimento traz para a transportadora e para quem contrata o serviço. Confira:
1 – Melhora do desempenho e da vida útil dos veículos
A manutenção preventiva em frota de caminhões garante que todos os aspectos da mesma funcionem adequadamente. Veículos funcionando em sua capacidade e desempenho máximos tendem a ter um aumento da vida útil, pois não há necessidade de realizar consertos ou renovações de frota.
Com caminhões operando em perfeitas condições por mais tempo, a transportadora aumenta a rentabilidade do investimento na frota e seus veículos estão sempre disponíveis para atender aos clientes.
2 – Redução de gastos com manutenção corretiva
A manutenção feita preventivamente serve justamente para evitar que imprevistos aconteçam e uma correção repentina seja necessária. Ou seja, ao verificar a parte elétrica, motora e demais funcionalidades dos veículos, a manutenção preventiva em caminhões garante uma administração financeira mais eficiente e rentável para a transportadora, que pode investir cada vez mais na melhora de seus serviços.
3 – Economia do uso de combustível
A redução dos gastos com manutenções corretivas não é o único benefício em termos financeiros. Considerando que a manutenção preventiva permite a verificação e controle de todo o sistema de combustível, a melhora do desempenho do caminhão otimiza os gastos com abastecimentos e aumenta a quilometragem percorrida pelo veículo.
4 – Mais segurança no trajeto
A manutenção completa vai desde a troca de óleo até a verificação dos componentes do motor, da direção, dos eixos da transmissão, do sistema de freios, dos pneus, do escapamento, das luzes e dos demais sistemas auxiliares do veículo. Assim, um veículo com seu check-up em dia roda de maneira mais segura pois tem chances de falhas reduzidas.
5 – Redução das chances de imprevistos
Apanhando e agrupando todos os benefícios anteriores, podemos chegar à parte mais importante da manutenção preventiva, que é a redução das chances de imprevistos. Isto significa que a empresa que contrata uma transportadora com a manutenção da frota em dia pode ter a certeza de que não haverá paradas repentinas por problemas no veículo. Deste modo, a gestão de frota eficiente assegura o cliente de que sua carga chegará intacta e em dia.
Manutenção preventiva da frota é fundamental! A importância dela vai muito além do aumento da produtividade e credibilidade na qualidade de serviço prestado, pois impacta também a segurança dos envolvidos na logística e a satisfação do destinatário final.
Se você gostou deste conteúdo informacional, fique por dentro de nosso blog. Trazemos dicas e curiosidades semanais para você melhorar o desempenho do seu negócio e conhecer os benefícios do transporte rodoviário!
E se você está à procura de uma transportadora correta e com a manutenção de sua frota em dia, conte com a Sudmar Transportes!