Em tempos de coronavírus, a recomendação para ficar dentro de casa deve ser seguida com responsabilidade, o que leva muitos veículos a ficarem parados no período da quarentena.
Porém, como os veículos são feitos com o propósito de estar em movimento, muitos componentes podem ser danificados quando em inatividade por muito tempo.
Assim, alguns cuidados se fazem necessários para que você não tenha prejuízos no seu automóvel. Mas você sabe quais são?
Siga a leitura e confira 6 cuidados essenciais com o veículo parado durante a quarentena!
1 – Ligue o veículo uma vez na semana
Seu automóvel não precisa ser ligado todos os dias. A maioria deles tem recomendação de ser ligado por dez minutos ao menos uma vez na semana, ou então até que a temperatura de trabalho do motor seja atingida.
Essa ação também contribui para a preservação da bateria do veículo. Mas atenção: sempre faça isso em uma garagem aberta, pois os gases do escapamento são muito prejudiciais à saúde.
2 – Atenção ao desconectar bateria
A bateria do veículo merece um cuidado adicional, pois ao desconectá-la de maneira incorreta, você corre o risco de provocar um curto-circuito.
O ideal, de fato, é manter o cabo negativo desconectado entre 10 a 30 dias, dependendo da vida útil da bateria. Depois desse prazo, você deve reconectar o cabo e dar a partida no motor pelo menos uma vez por semana, para que o alternador recupere parte da carga perdida.
Muitos veículos desabilitam o alarme quando a bateria é desconectada, então redobre a atenção com a segurança de seu automóvel se fizer isso.
3 – Faça um check-up dos equipamentos
Sempre que ligar o veículo, aproveite para verificar se as demais funcionalidades estão operando corretamente.
Cheque os faróis, lanternas, o painel de controle, os vidros elétricos, o travamento das portas, os limpadores do para-brisa e o ar-condicionado.
A recomendação é deixar o ar ligado na temperatura mais fria para lubrificar o motor e, depois, colocar na temperatura quente, com o compressor desligado. Isso evita o mau cheiro e garante que o sistema não permita a formação de fungos.
4 – Mantenha o tanque cheio (mas nem tanto)
Você não precisa correr para os postos de combustível para encher o taque do veículo, mas mantê-lo nas condições normais de abastecimento é a opção mais viável.
O compartimento vazio pode acabar oxidando com as partículas que restaram, podendo acelerar a danificação do combustível ao encher o tanque novamente.
Portanto, mantenha o tanque cheio para dar partida no veículo ao menos uma vez na semana. Opte pela gasolina conforme o frio chegar, que facilita a partida e exige menos da bateria.
5 – Regule a calibragem dos pneus
A dica aqui é aumentar a calibragem dos pneus em até 30%, para evitar uma deformação deles enquanto em contato direto com o piso.
Para ter certeza de que a calibragem está correta, peça auxílio em algum posto de combustível quando for abastecer.
6 – Higienize o veículo mesmo quando não sair de casa
Mesmo que a sua garagem seja fechada, o acúmulo de poeira é inevitável. A limpeza frequente do automóvel não só evita contaminações, como também preserva sua integridade.
Uma boa solução é utilizar capas protetoras para preservar o veículo no período em que não estiver em uso.
Esses simples cuidados durante a quarentena já contribuem para a manutenção, pelo menos por alguns meses. No entanto, quando a situação normalizar, é indispensável trocar o óleo lubrificante e buscar uma revisão completa.
Aproveite a quarentena para conhecer a importância de uma boa manutenção preventiva dos veículos. Leia nosso blog: Manutenção preventiva para as frotas, descubra a importância!
E acompanhe-nos nas redes sociais para demais dicas no enfrentamento ao coronavírus.