A gestão do estoque é fator fundamental para o sucesso de uma empresa.
Um estoque organizado facilita o armazenamento, organização e distribuição dos produtos vendidos e, quando a gestão é feita de maneira eficiente, proporciona bons resultados e movimenta as finanças do negócio.
Apesar de sua importância, muitos gestores enfrentam dificuldades para controlar o estoque de suas empresas.
Está à procura de estratégias de ouro para organizar o seu estoque? Confira, a seguir, 5 dicas imperdíveis para um gerenciamento de eficiente!
1 – Faça um controle de inventário
A primeira coisa a se fazer para gerenciar o seu estoque é contabilizar todos os itens armazenados. Para isso, você vai precisar de uma equipe para gerir o estoque e alimentar o sistema de dados diariamente.
Essa simples organização diária contribui para um que você acompanhe o relatório de fluxo de mercadorias, que deve ser revisado constantemente.
Quando você tem conhecimento do volume de mercadoria que entra e sai do seu estoque, o planejamento de vendas tem resultados muito mais certeiros.
2 – Preveja a demanda
A demanda de produtos é indispensável para orientar o seu fluxo de compras e reposições no estoque.
Por isso, fazer uma previsão de demanda deve estar no seu plano de gestão. Com isso, sua empresa consegue agir com eficiência e estará sempre pronta para lidar com qualquer imprevisto.
Para fazer essa previsão, considere o fluxo de mercadorias e pense nas épocas do ano em que determinados produtos são mais procurados. Assim, você terá um estoque sempre pronto para atender aos seus clientes.
3 – Otimize o layout
Parte de uma gestão eficiente de estoque consiste na otimização de seu layout, ou seja, a disposição dos produtos nas prateleiras ou galpões.
O ideal é que as mercadorias com maior índice de venda estejam colocadas em locais estratégicos para fácil remoção e reposição.
Enquanto isso, os produtos que não têm tanta procura devem estar em locais mais altos e que não dificultem o contato com suas mercadorias principais.
A otimização do layout também contribui para a contagem de produtos na hora de fazer o controle do inventário.
4 – Use a tecnologia a seu favor
São diversas as ferramentas e sistemas tecnológicos que ajudam a sua gestão empresarial, logística e de estoque.
Invista nos softwares, programas e planilhas que auxiliem na organização do estoque, de modo a trazer praticidade e segurança no controle de entradas e saídas de produtos.
É importante que você e sua equipe se atentem para que as informações sejam sempre preenchidas de maneira correta no sistema, de modo que evitem erros e reduzam as chances de riscos.
5 – Faça uma análise de desempenho
A análise de desempenho te auxilia no entendimento do comportamento dos clientes e, consequentemente, ajuda na hora de organizar os produtos em estoque.
Não se esqueça de mensurar o desempenho de cada produto e os fatores que os levam a ter mais ou menos saída.
Com isso, sua empresa não sofrerá pelo excesso ou falto da produtos, pois você saberá quando fazer novos pedidos aos fornecedores ou quando realizar promoções de vendas.
Estoque parado significado dinheiro perdido. Portanto, uma boa gestão de estoque contribui para a lucratividade e o sucesso do seu negócio!
O controle do estoque é um fator chave para o sucesso da sua empresa
Com estes 5 passos, você pode alcançar uma organização impecável!
Busque entender o funcionamento das suas vendas, organize a disposição dos seus produtos, estimule a comunicação entre a sua equipe e, com isso, conquiste a satisfação dos seus clientes e alcance ótimos resultados!
Se você gostou dessa leitura, também pode se interessar por estas 7 maneiras de reduzir os custos de envio das suas encomendas