Rastreamento e monitoramento veicular são duas ferramentas indispensáveis para garantir a segurança dos caminhoneiros e das cargas transportadas. Mas você sabe por que o rastreamento e monitoramento de cargas é tão importante?
Além de avaliar se o condutor está seguindo o planejamento de rotas como estipulado, essas ferramentas permitem que as transportadoras e clientes acessem informações em tempo real a respeito de suas cargas.
Com isso, é possível ter controle e conhecimento sobre dois fatores de grande relevância no transporte de mercadorias. São eles:
- o acompanhamento de qualquer ocorrência que possa impactar nos prazos estabelecidos;
- a prevenção de furtos, roubos, perdas e demais sinistros nas estradas.
Apesar dessas informações, a diferença entre essas tecnologias ainda dá margem para dúvidas. No blog de hoje, vamos explicar o conceito de rastreamento e monitoramento e a importância que esses processos têm para a logística do seu negócio.
Acompanhe:
1 – O que é rastreamento?
O rastreamento veicular é o acompanhamento do veículo durante toda a rota, registrando horários de paradas e desvios de rotas. Seu propósito é analisar os acontecimentos ao longo das viagens, identificando potenciais problemas e tomando medidas para evitá-los.
Esse processo ocorre por meio de tecnologias conectadas a serviços de satélite, telefonia e radiofrequência.
Um exemplo claro de rastreamento é o processo que ocorre quando seu cliente realiza uma compra online. Neste cenário, o rastreamento começa no momento em que o produto sai para entrega, verificando todo o deslocamento do transporte.
Assim, caso ocorra algum desvio de rota ou a perda da mercadoria, é possível verificar o histórico do deslocamento e analisar alternativas para resolução do problema.
Portanto, o rastreamento é vantajoso para o gestor no que diz respeito a analisar o percurso e definir diretrizes de combate a problemas nas rotas percorridas pelas frotas.
2 – O que é monitoramento?
Ao contrário do rastreamento, o monitoramento é utilizado para uma finalidade além de apenas obter informações de trajeto do veículo.
O monitoramento é o recurso que permite acompanhar o passo a passo do veículo, do início ao fim do percurso. O processo ocorre em tempo real e auxilia na prevenção de acidentes e controle da jornada de trabalho, por exemplo.
Além disso, entre as vantagens do monitoramento, estão a possibilidade de verificar o trajeto do caminhão, gerir frotas e otimizar a logística de viagens. Com isso, é possível economizar custos no percurso.
Os dados coletados no monitoramento também auxiliam no combate a sinistros e possibilitam melhorias na segurança dos transportes. Com essas informações, o gestor pode trabalhar em medidas de proteção para os casos de riscos, como furtos ou roubos.
As ferramentas que possibilitam o monitoramento veicular são o GPS e GPRS. Para o gerenciamento de frotas, o sistema permite saber se a carga está próxima do local de destino e se haverá atraso na entrega.
Como o monitoramento fornece dados precisos sobre rotas, a empresa que utiliza essa tecnologia tem muito mais segurança no transporte.
Em um país como o Brasil, com altos índices de criminalidade, o rastreamento e monitoramento são soluções essenciais.
Como escolher entre rastreamento e monitoramento veicular?
A principal diferença entre as duas ferramentas é que, enquanto uma serve para verificar o histórico do trajeto do veículo, a outra auxilia na coleta de dados e desenvolvimento de estratégias logísticas.
O ideal, para a segurança completa do transporte, é que a sua empresa conte com os dois tipos de sistemas.
Como nem sempre é possível ter as duas ferramentas, você pode terceirizar o serviço e contar com uma transportadora que trabalhe com ambas!
Com o transporte de carga da Sudmar, as frotas são constantemente monitoradas e rastreadas. Assim, é possível sempre cuidar do veículo e realizar o gerenciamento das entregas.
Se interessou pelo tema? Então você pode ler mais sobre isso no nosso blog: Benefícios da tecnologia de rastreamento no transporte de mercadorias.