Você sabia que existem alguns erros logísticos que podem ser muito prejudiciais para o seu negócio? Além de comprometer os processos, também pode interferir nos resultados e fazer você perder muito dinheiro.
Por isso, além de cuidar da sua gestão, você precisa ficar atento a certos fatores que são decisivos para a cadeia logística, desde a aquisição de matéria prima até o transporte e a entrega do produto final.
Neste post, vamos te apresentar os 5 erros logísticos que a sua empresa precisa evitar. Acompanhe!
1 – Negligenciar a automatização dos processos
Existem várias tarefas que podem ser automatizadas para promover agilidade e eficiência na cadeia logística. Um exemplo disso é a emissão de notas fiscais e das ordens de compra, que podem ser feitas por software online.
Outro exemplo é a gestão do inventário, catalogando os produtos em uma ferramenta capaz de notificar o estoque mínimo.
São várias opções que você pode escolher. No entanto, o melhor a fazer é analisar o seu cenário interno para compreender o que precisa ser otimizado e, assim, investir em tecnologias que auxiliem as atividades e evitem erros manuais.
2 – Não prever futuras demandas
Falando em estoque, não podemos deixar de citar a previsão de demanda. Isso porque muitas vezes os gestores fazem a previsão errada dos produtos a serem adquiridos, resultado no estoque excessivo ou então na falta de mercadoria para venda.
Em ambos os casos, isso representa um desperdício de custos. Afinal, na primeira situação, um estoque parado significa que você investiu demais e não teve retorno. Na segunda situação, significa que você não tem produtos suficientes para vender, podendo até perder clientes.
3 – Enfrentar atraso na entrega de mercadorias
Se você não controlar o recebimento, distribuição e entrega das mercadorias, pode enfrentar sérios problemas com atrasos. Esse é um ponto que merece muita atenção, pois um dos fatores que mais impactam na satisfação do cliente é justamente o prazo de entrega.
Caso você perceba que há uma frequência nas entregas que costumam acontecer após o prazo estipulado, tome cuidado. É preciso tomar providências o quanto antes para evitar a perda de clientes.
Em alguns casos, pode ser necessário trocar a transportadora ou então analisar o planejamento das rotas.
4 – Não acompanhar os indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicators) são os indicadores-chave de desempenho, utilizados para avaliar a performance da logística na sua empresa.
Acompanhar essas métricas é muito importante para compreender os resultados dos processos, identificando pontos fortes e fracos. Caso você não faça esse acompanhamento, pode estar deixando passar uma série de melhorias que precisam ser feitas no negócio.
5 – Não se atualizar sobre as tendências do mercado
A todo momento, o mercado passa por diversas mudanças, que surgem após tendências e inovações se implementarem. Se você não acompanha essas novidades, fica sempre preso a processos e ferramentas que, aos poucos, se tornam obsoletos.
Portanto, assim como você, a sua equipe de logística deve acompanhar as novas tendências para entender o que pode ser utilizado no seu negócio. Isso vale para ferramentas, tecnologias, sistemas, soluções e até comportamentos. Tudo é válido, desde que se adapte ao seu segmento e otimize os procedimentos logísticos.
Como evitar esses erros logísticos?
Além das dicas que apresentamos acima, existem outras formas de evitar que esses erros afetem a sua empresa. Uma das principais soluções é contar com especialistas em logística integrada. Desse modo, você não só tem o benefício de ser atendido com serviços qualificados, como também ter um parceiro que dá orientações e insights para você sempre aumentar os seus resultados.
A Sudmar Transportes é um exemplo disso. Prestamos serviços de transporte rodoviário de cargas, armazenagem e DTA. Para complementar nossas soluções, também estamos presentes nas redes sociais e no nosso blog, trazendo diversas informações para você aprimorar as atividades da sua empresa e protegê-la de prejuízos nas operações.
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