O empresário e proprietário da Sudmar Transportes, Diomar Bozi, foi o entrevistado do quadro “Histórias Inspiradoras”, do programa “Bom Dia Litoral”, na sexta-feira, 14, na TVCI.
Bozi foi convidado para relatar sua história de vida e trajetória profissional, a qual iniciou como servente de pedreiro e como vendedor de frutas e verduras. Ele relata como um sonho passou a ser a concretização de uma vida pessoal e profissional bem-sucedida.
“Certa vez passei na Avenida Roque Vernalha e vi um ponto de comércio fechado, aluguei o local e comecei comprando mercadoria daqueles caminhões que vinham da Ceasa. Continuei trabalhando na construção civil porque não sabia se ia dar certo e passei a morar ali nesse local (onde vendia as mercadorias)”, conta Bozi.
O empresário explica que iniciou a trajetória nos anos 90 nesse estabelecimento, onde na frente funcionava o comércio de frutas e verduras, e atrás vivia com a esposa em um local com apenas uma mesa, banco, fogão e um colchão.
“Nosso dinheiro era escasso e ali começamos a trabalhar. Até que um dia fizemos uma economia e compramos um veículo. Achei uma kombi com mais de dez anos de uso, emprestei o dinheiro e comecei a ir para a Ceasa para trazer mercadoria para vender por conta própria”, conta.
“Minha esposa vendia no comércio e eu fui para a rua vender com um autofalante. Depois abrimos um outro ponto comercial na Coronel Santa Rita e o negócio ampliou”, diz.
Passo a passo com sabedoria
Diomar Bozi lembra que então adquiriu um terreno, onde hoje está localizada a Sudmar Transportes, na Avenida Atílio Fontana, e montou uma mercearia nesse local. “Sempre o meu foco foi investir no negócio. Nunca pensei em comprar casa ou comprar carro, e sim investir ali. Abrimos a mão do nosso conforto para investir no próprio negócio”, enfatiza o empresário.
Ele também revela que quando o trabalho de venda de mercadorias começou a dar frutos, trocou a antiga kombi por um caminhão para entregar os produtos nos comércios. “Em 1996 apareceu um amigo meu com um outro caminhão e comecei a ir para a estrada, viajar. Coloquei uma caçamba e comecei a puxar milho, farelo, na Cooperativa. Passou mais um tempo e comprei outro caminhão, deixei o outro com um motorista e foi indo”, explica.
“No ano 2000 comprei uma carreta e coloquei motorista e fui ampliando o negócio. Em 2007, nós começamos a movimentar a transportadora e ali as portas foram abrindo”, ressaltou Bozi, que revela como surgiu então a Sudmar Transportes.
Persistência
Hoje, proprietário da Sudmar Transportes, uma empresa com 100 funcionários e 50 caminhões rodando pelo país, o parnanguara Diomar acredita que o segredo para o seu sucesso tem apenas uma resposta: “Deus na frente de tudo, a família e a persistência”.
“Eu fui ter uma casa minha, mesmo, há uns dois, três anos atrás. Tudo o que eu ganhava eu investia na empresa. Eu ia em algum lugar de caminhão. Eu abri mão do conforto e foquei no que eu estava fazendo”, ressaltou.
O jornalista Pierre Andrade, o qual conduziu a entrevista, perguntou a Diomar Bozi sobre sua base familiar na construção da história inspiradora. “A família foi fundamental na construção dessa nova etapa. Minha esposa me ajudou muito, meus filhos são meu braço direito, a equipe que eu tenho é uma família também”, respondeu Bozi.
Projetos futuros
“Nós temos uma frota grande de caminhão, máquinas, armazéns, temos três pátios e queremos expandir para o Brasil afora. Nós temos filial em Itapoá”, destaca o empresário de sucesso. Ele ainda deixou uma mensagem de inspiração para a população. “O segredo é colocar Deus na frente do teu negócio e ter foco em tudo o que for fazer. Abrir mão do luxo, que lá na frente você vai desfrutar”, finaliza o empresário Diomar Bozi.