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B2B e B2C: Entenda a diferença da logística nestes dois modelos de negócio

As expressões B2B e B2C, no início, parecem indicar algo muito complexo, não é mesmo? Mas na verdade, essas expressões ajudam muito a indicar qual categoria de produto ou serviço será designado. 

O B2B,  que vem da abreviação de Business to (two/2) Business, atende especificamente pessoas jurídicas. Como o nome já diz, é uma operação de negócio para negócio. Por exemplo:

  • Uma agência de marketing que presta serviços para empresas de tecnologia;
  • Uma empresa de suprimentos de materiais de escritórios que atende contabilidades;
  • Uma consultoria jurídica que presta serviços para bancos;
  • Uma transportadora, como a nossa, que faz a entrega de produtos de grandes empresas.

Já o B2C, que significa Business to Commerce, é aquela empresa com  sua venda feita para o consumidor final, ou seja, empresas jurídicas atendendo as pessoas físicas. Por exemplo:

  • Lojas que vendem materiais diversos, de equipamentos eletrônicos até alimentos, para o consumidor final;
  • Redes atacadistas, distribuidores ou indústrias que vendem produtos para pessoas físicas.

Na hora da escolha entre um ou outro modelo de negócio, deve haver muita cautela, pois a partir disso você irá determinar quais estratégias serão adotadas para definir uma relação com o cliente, pois é possível encontrar algumas diferenças entre um tipo de modelo e outro em empresas que trabalham com B2B ou B2C, quando o assunto é transporte. 

Ainda não sabe como funciona a logística para B2B e B2C? A gente te explica aqui cada uma delas.

Como a logística B2B e B2C funcionam na prática

O transporte para B2B é muito benéfico para empresas porque há certo tipo de exclusividade porque há um contrato entre empresa e transportadora.

Por isso, é vantajoso em caso da organização possuir um certo tipo de urgência para o atendimento aos clientes. Exemplo disso é quando a entrega do pedido dentro do prazo é necessária para que a produção do cliente não seja interrompida por falta de materiais. Uma de suas particularidades também é que é muito comum para mercadorias com um formato maior de lotação. 

Já quando o assunto é B2C o que funciona muito bem é a carga fracionada, pois facilita os processos de entregas das empresas, principalmente com cargas que não ocupam o espaço todo do veículo. Isso facilitará o sistema de distribuição das mercadorias, reduzindo os custos, sem perder a qualidade e a segurança que é preciso.

Ou seja, são transportados na maioria das vezes itens de pequenos portes, mas em maior quantidade. Com isso, se tem um bom aproveitamento da capacidade da frota, em alguns casos, podendo fornecer mais de um veículo para a realização das entregas.

Consequentemente, como comentado acima, facilita o sistema de distribuição das mercadorias.

Todavia, não tem como destacar um único tipo de modelo de transporte que seja o “padrão” para empresas. Há outras coisas a serem analisadas antes da escolha do modelo. 

No caso dos modelos B2B, cada tipo de negócio possui particularidades que devem ser levadas em conta na hora de escolher o tipo de transporte. Algumas delas são: os tipos de produto, atendimento, demanda, especificações técnicas e necessidade de reposição.

Por sua vez, o modelo B2C, mesmo tendo uma fama na atuação de modelos de transportes fracionados, também poderá optar por transportes via lotação de acordo com as especificações do transporte a ser realizado.

Nós da Sudmar Transportes, possuímos foco no atendimento ao mercado B2B. Se a sua empresa busca entrega no prazo e comprometimento, entre em contato conosco e solicite um  orçamento.

 

Com informações de: SUPPORTE LOGÍSTICA, PICORELLI TRANSPORTE, RAMPER

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