A Black Friday é uma ação anual tanto em lojas físicas quanto em virtuais que trabalham com a venda de seus produtos em valores promocionais. Realizada na última sexta-feira de novembro, leva os consumidores a procurarem as melhores promoções com preços atrativos e justos.
Esta data contribui para que os lojistas realizem o giro e esvaziamento em seus estoques para a vinda dos produtos natalinos. E, como é uma ótima oportunidade de vendas para a maioria das empresas, a sua também precisa estar preparada para atender às demandas da data. Com um fluxo maior de saída dos produtos, os seus serviços de logística precisam estar alinhados para assegurar que as vendas sejam um sucesso.
Faltam apenas três semanas para a Black Friday. Portanto, listamos neste post 6 dicas relacionadas a venda, estoque, fretes e serviços de entrega para que você as implemente no planejamento da sua empresa agora mesmo. Confira!
1 – Planeje suas campanhas de divulgação
Suas vendas só serão um sucesso se o consumidor souber que elas estão acontecendo. Planeje a comunicação no estabelecimento, no site ou nas redes sociais com antecedência, para que público já fique por dentro das ofertas que você está preparando. A divulgação cria uma expectativa no cliente e o faz planejar seu orçamento para as compras.
Atenção: Aqui, certifique-se de que você está ofertando produtos com preços realmente promocionais, para blindar sua empresa de fraudes e quaisquer manipulações de preços que induzam o consumidor ao erro.
2 – Prepare os produtos que estarão à venda
Coloque em promoção os produtos que você sabe que os consumidores têm interesse e que irão comprar nesta data. As vezes eles estão só esperando uma oferta com preços reduzidos para adquirir o produto, e este é o momento ideal para você rever e estruturar seu estoque.
Invista na oferta de produtos mais procurados no mercado e com mais potencial de lucratividade. Além disso, estude a melhor maneira de calcular o percentual de desconto e se você tem mercadoria suficiente em estoque para suprir a necessidade do seu público.
3 – Faça o controle do seu estoque
Novembro é o momento ideal para liquidar do seu estoque os produtos que você não deseja que estejam lá para o Natal, mas nada impede que você inclua nas ofertas da Black Friday aqueles produtos que todo mundo quer. Para isto, você precisa atentar-se à demanda e organizar minuciosamente o controle de estoque.
Antes de colocar os produtos em promoção, faça um inventário do estoque para analisar quantidades exatas que possui de cada mercadoria. Isto será primordial no momento das vendas, principalmente para a questão da movimentação e reposição, reduzindo as chances de faltar ou sobrar muitos volumes em estoque.
4 – Fique atento aos prazos e fretes
Na Black Friday, é comum que lojistas trabalhem com falsas promoções, principalmente pelos valores exorbitantes cobrados no frete para entrega. Deste modo, calcule antecipadamente o frete dos seus produtos e o prazo de entrega deles neste período, para anunciar isto adequadamente nas campanhas e evitar o risco de atrasos e reclamações.
Os fretes e prazos são essenciais para o seu planejamento, pois ignorar esta etapa pode resultar na criação de uma reputação negativa da sua empresa perante o consumidor.
5 – Organize seus meios de transporte e entrega
Com o fluxo mais intenso de vendas, sua empresa precisa estar com uma frota preparada e com condições adequadas para atender às demandas de entrega dentro dos prazos. Caso não possua uma frota própria, conte com uma transportadora especializada e de confiança para cumprir com o prometido e não abalar a imagem do seu negócio.
Invista principalmente em transportadoras que trabalham com tecnologias de rastreamento e monitoramento de cargas para que o consumidor fique informado sobre o andamento da compra.
6 – Preparar a logística reversa
O crescimento das vendas naturalmente resulta no aumento do volume de devoluções e trocas de produtos, por diversos motivos. Para atender a estes retornos, você precisa ter uma boa estratégia de logística reversa que seja compatível com o fluxo de vendas e, assim, evite atrasos, extravios ou confusões durante o atendimento.
Com estas seis dicas, esperamos solucionar fatores pontuais para que você possa planejar a logística da sua empresa para a Black Friday e mantenha o nível de satisfação dos seus consumidores, além de alavancar suas vendas e cativar mais clientes. Invista em nossas dicas para manter a sua cadeia de logística alinhada e prepare-se para aumentar suas vendas!
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