Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 Vantagens de investir no Crossdocking

Crossdocking é o sistema de entrega de mercadorias por meio de cruzamento de docas, que consiste no envio do produto a um centro de distribuição que o direciona até o cliente final, não necessitando de estocagem. A implementação do crossdocking é muito adequada a e-commerces e empresas com constante fluxo de venda.

O processo de crossdocking deve ser feito a partir de um planejamento que requer investimentos em mão de obra, sistemas de controle, centros de distribuição e recursos materiais. Implantar o crossdocking é uma ótima estratégia para reduzir custos e otimizar os prazos de entrega de uma empresa, o que gera uma grande vantagem competitiva no mercado, pois atende aos consumidores com maior agilidade e melhora a reputação da marca no mercado.

Mas quais são as vantagens de investir no crossdocking?

Além da vantagem da melhoria no atendimento ao consumidor, a implementação da estratégia garante a inovação na logística, bem como o monitoramento e o controle das atividades. Conheça os principais benefícios da prática do crossdocking:

1. Redução de custos com estoques e de capital de giro

Mercadorias armazenadas significam capital de giro parado e, por isso, precisam estar em constante movimento. O capital de giro é aquele montante voltado para a manutenção do funcionamento do negócio e, com o ciclo financeiro reduzido em relação a locação do espaço, manutenção, organização e até mão de obra, o giro é maior.

Deste modo, o crossdocking é uma excelente forma de reduzir gastos com armazenagem, pois possibilita que empresas trabalhem com o estoque mínimo ou zerado. O resultado é o aumento do lucro, que pode ser utilizado para investir em melhorias no ciclo de produção e distribuição.

2. Processos mais ágeis e eficientes

A utilização do cruzamento de docas agrega eficiência, pois o produto é embalado, separado e enviado em apenas uma demanda, diminuindo as chances de atrasos e erros na destinação, já que o produto não fica misturado a diversos outros em um estoque e passa por conferência no centro de distribuição.

Quando a entrega é feita diretamente pelo fabricante, o processo se torna mais efetivo, rápido e com menos chances de ter um cliente insatisfeito com o atendimento.

3. Mais segurança no controle da entrega dos produtos

Para assegurar o consumidor e o responsável pelo envio do item, é possível verificar, por meio de rastreio, onde encontra-se a mercadoria e quando será feita a sua entrega. Além de garantir mais controle e segurança para as partes envolvidas, ainda há a otimização das operações de transferência de pedidos e a conferência de embalagens e informações do produto para que estejam em perfeitas condições e não haja substituição ou perda.

4. Diminuição das chances de furtos e desvios

Com a estocagem de produtos, o controle de movimentação, entrada e saída de estoque tende a passar por falhas, aumentando a incidência de furtos, roubos e desvios. Os furtos não apenas comprometem o atendimento aos consumidores como também causam prejuízos financeiros às fábricas e vendedoras.

Ao optar pelo crossdocking, o tempo de permanência da mercadoria no centro de distribuição é reduzido e todas as informações são conferidas, possibilitando maior segurança para que as chances de ocorrência desses incidentes seja erradicada.

5. Integração entre todos os setores envolvidos

Para que o cruzamento de docas seja realizado com qualidade, o fluxo de informações deve ser impecável. A informação é a maior garantia de que os envolvidos estejam cientes da demorada de operações e materiais necessários para a realização da atividade.

Um sistema de comunicação bem implementado, uma boa rede de transportes para que fluxo de mercadorias seja contínuo e uma tecnologia de rastreamento permite a redução de custos e tempo. Com a integração das informações, o serviço é mais rápido e obtém-se a satisfação do recebedor e emissor das remessas de mercadoria.

Ficou interessado neste serviço? Entre em contato com a Sudmar e aplique o sistema de crossdocking na sua empresa!

plugins premium WordPress