Carga fracionada

Carga fracionada: cuidados necessários no transporte desse tipo de carga

Postado em 22 de março de 2022.

O transporte de carga fracionada é uma das operações mais realizadas pelas rodovias brasileiras. Ele consiste na lotação de um caminhão com pequenos volumes de produtos de diferentes clientes, que passam pelo mesmo itinerário.

Para quem realiza vendas online ou importa e exporta produtos em pequenas quantidades, a carga fracionada é um modelo de frete muito vantajoso. Além de ser uma opção mais econômica em comparação à carga dedicada, também reflete no preço final do produto vendido. 

Todavia, por ser uma carga solta no veículo, existem certos cuidados que todo transportador precisa adotar. São esses cuidados que ajudam a preservar as características e integridade do produto, evitando quebras e quedas. 

Entenda abaixo quais são esses cuidados.

1 – Atenção às características dos produtos

Apesar do transporte ocorrer com diferentes produtos de vários remetentes, é importante que eles sejam, no mínimo, de características semelhantes. 

Isso significa que, se há um grande volume de cosméticos a serem transportados, eles devem ser agrupados e organizados juntos. Desse modo, as caixas possuem o mesmo formato e são facilmente encaixadas dentro do veículo, reduzindo o risco da mercadoria se danificar durante o transporte.

 

2 – Sinalização da carga fracionada

Dificilmente uma carga muito pequena será transportada com uma grande – como um calçado acondicionado no mesmo veículo que uma geladeira, por exemplo. No entanto, se houver cargas variadas no caminhão, é fundamental sinalizar os produtos. Isso deve ser feito pelo remetente, adicionando informações sobre o produto, como sua fragilidade, peso e destino. 

Essa é a melhor maneira de garantir que nenhum material seja empilhado em cima do produto, evitando qualquer avaria.

 

3 – Direção e velocidade estável 

Independente do tipo de mercadoria, o condutor deve respeitar os limites de velocidade para preservar a segurança no trânsito. Mas, além disso, também é importante manter uma direção estável e sem freadas bruscas, para evitar que o veículo balance e, com isso, os produtos se colidam. Isso é ainda mais necessário no transporte de uma carga sensível, farmacêutica ou frágil. 

 

4 – Planejamento de roteiros adequados

Um dos principais compromissos do fornecedor com o cliente é o cumprimento dos prazos estabelecidos. Por isso, o transporte da carga fracionada precisa se ater a essas datas.

Tendo em vista que essa modalidade de frete contempla diversos destinos e paradas diferentes, é preciso administrar os prazos e rotas com sabedoria. Qualquer desatenção pode resultar em retornos desnecessários e, consequentemente, entregas fora do cronograma. E, se uma entrega foge do prazo, todas as demais podem atrasar também, acentuando as chances de insatisfação dos clientes.

 

5 – Manutenção do veículo

Além de todos os cuidados acima, o caminhão que realizará o transporte também precisa de atenção. Então, é essencial que ele esteja com as manutenções preventivas e preditivas em dia, para oferecer uma viagem mais segura e reduzir os riscos de paradas emergenciais para consertos.

O mesmo vale para os equipamentos que fazem parte do veículo, como os paletes, correntes ou cordas necessários para a segurança da carga.

 

A Sudmar Transportes é especialista no transporte de cargas conteinerizadas, fracionadas ou dedicadas. Todos os nossos veículos e equipamentos são da mais alta qualidade, para garantir a segurança e eficiência na entrega das mercadorias.

Entre em contato com o nosso time e conheça os nossos diferenciais.

Gostou do conteúdo? Então confira mais informações sobre logística e transporte rodoviário no nosso blog. Nos acompanhe também no Instagram

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

© 2022 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality