Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Carga lotação: quais as vantagens para minha empresa?

A carga lotação, também conhecida como carga fechada, é uma modalidade de transporte que traz muitos benefícios às empresas.

Esta modalidade de transporte de carga é destinada às operações de maior porte, onde as mercadorias ocupam toda a capacidade do veículo. Sendo assim, os produtos são entregues com agilidade, pois não são feitas outras entregas ao longo do percurso.

Mas essa não é a única vantagem que esse tipo de carga pode oferecer. Quer conhecer os demais benefícios que a carga lotação proporciona? Continue a leitura e descubra como ela pode otimizar suas práticas de logística!

AS VANTAGENS DA CARGA LOTAÇÃO PARA A LOGÍSTICA EMPRESARIAL

1 – Agilidade na entrega

Diferente da carga fracionada, a carga lotação é carregada apenas com as mercadorias da sua empresa, seguindo os seus prazos. Assim, você obtém mais agilidade, pois o caminhão segue somente a sua rota, sem paradas ou desvios para outras entregas.

Isso também beneficia na otimização dos processos da sua empresa, como na cadeia produtiva ou no recebimento de insumos.

Deste modo, com agilidade em todas as tarefas, você aumenta a produtividade e garante a satisfação dos clientes.

2 – Economia de recursos

A economia é um dos benefícios que pode ser garantido à logística da empresa, desde que haja planejamento.

Ou seja, se houver um planejamento prévio do volume e da organização das cargas a serem transportadas, é possível evitar que viagens desnecessárias sejam feitas. Além disso, como a carga é dedicada especificamente para a sua empresa, você já tem conhecimento dos custos e da mão de obra envolvidos na operação.

A economia também pode ser garantida pela redução da ocorrência de avarias causadas nas paradas ou desvios de rotas.

3 – Maior segurança

Os acidentes, perdas e roubo de cargas são grandes desafios no transporte rodoviário. No entanto, esses problemas podem ser evitados por duas razões:

  •  com a lotação da carga e a distribuição dela no veículo, as chances de deslizes, quedas ou impactos com outras mercadorias são reduzidas;
  • com o planejamento de uma rota segura, é possível evitar paradas e diminuir os riscos de exposições a furtos ou a avarias externas, como chuvas, ventos etc.

4 – Controle das operações

Como a carga lotação é dedicada apenas à sua demanda, o controle do processo logístico é facilitado. Você pode acompanhar todo o andamento do transporte, como o status do pedido, o rastreio do veículo e a entrega das mercadorias.

Esse monitoramento constante permite mais segurança à carga e maior planejamento das próximas movimentações e entregas.

5 – Otimização do atendimento

Com um controle dos processos logísticos, maior segurança no transporte e o cumprimento dos prazos de entrega, você otimiza o atendimento ao público.

Um cliente que sabe que a empresa possui um transporte dedicado com certeza confia na sua credibilidade. Além disso, ele sabe que terá seus produtos entregues dentro do prazo e, por isso, tende a se fidelizar ao seu serviço.

Dependendo da transportadora que você contratar, é possível até personalizar um veículo exclusivo para o seu negócio. Assim, a sua empresa transparece mais seriedade e profissionalismo em cada entrega.

Esse benefício, aliado com as demais vantagens apresentadas, são fundamentais para conquistar um maior índice de satisfação do consumidor.

Invista no melhor para o seu negócio

E aí, gostou das vantagens que a carga lotação pode trazer à sua empresa?

Para que todos esses benefícios sejam devidamente alcançados, conte com uma transportadora comprometida com as demandas do seu negócio.

Conheça todos os benefícios do transporte dedicado da Sudmar. Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar.

Quer saber mais sobre transporte de cargas? Acompanhe nosso blog.

plugins premium WordPress