entregas

Conheça 6 soluções para reduzir o atraso nas entregas de mercadorias

Postado em 22 de fevereiro de 2021.

O atraso na entrega de mercadorias é um dos principais motivos pelos quais os consumidores ficam insatisfeitos com uma empresa. Deste modo, os atrasos nas entregas impactam diretamente na imagem do seu negócio, ferindo sua credibilidade e confiabilidade. Por isso, é muito importante trabalhar para reduzir estes atrasos e garantir uma entrega rápida e eficiente.

Mas então como investir nessa melhoria? A seguir, elencamos 6 orientações que irão te ajudar a solucionar esse gargalo na sua empresa, otimizando as entregas de mercadorias para os seus clientes. Confira!

 

1 – Realize um planejamento eficiente

Planejamento é a chave de tudo! Além desta etapa contribuir para a otimização da logística externa, ela também otimiza as atividades internas. Neste planejamento, estipule metas, processos, mão de obra, encarregados e fluxos bem desenhados, para que o seu objetivo se realize da forma mais adequada.

Não se esqueça de levar em consideração o volume de entregas, o trajeto realizado pelo veículo e o tempo de transporte das mercadorias. Com isso, além de você acompanhar os procedimentos de entrega, também garante que tudo aconteça de maneira correta, sem atrasos.

2 – Otimize os processos internos

Uma ótima maneira de aumentar a produtividade da sua equipe e a eficiência do envio e entrega das mercadorias é através da otimização de processos. Essa otimização pode ser feita através da automatização de tarefas.

Para isso, use e abuse da tecnologia, como softwares de gestão empresariais. Aqueles que contém planilhas, checklists e fluxogramas de atividades são perfeitos para auxiliar na comunicação interna e na otimização do tempo das equipes. 

3 – Monitore as entregas em tempo real

Saber onde o produto está e quando ele será entregue é uma das principais expectativas e exigências do cliente. Mas não é só para garantir a satisfação dele que o monitoramento em tempo real se faz necessário. Para a sua empresa, ele também é de grande importância.

Com o monitoramento e rastreamento em tempo real, você mantém o controle das entregas, sabendo a rota que o veículo está seguindo. Isso permite compreender os imprevistos, o tempo de percurso e a previsão de entrega para cada região.

Resumindo: acompanhar a entrega é fundamental para manter o controle do transporte, aumentar a comunicação entre a equipe de entrega e a empresa e, por fim, para proporcionar mais segurança ao cliente.

4 – Faça uma gestão de riscos

Falta de produto em estoque, embalagem inadequada, rota mal definida, imprevistos na estrada, demora na emissão de nota fiscal: esses são apenas alguns dos riscos que podem gerar atrasos nas entregas.

Para evitar que isso ocorra e reduzir os atrasos consideravelmente, você precisa fazer a gestão de riscos na sua empresa. Identifique os principais motivos pelos quais os atrasos ocorrem e corrija as falhas o mais rápido possível. Além disso, monitore sempre esses gargalos, para assegurar que eles não irão retornar e nem que outros surgirão. 

5 – Invista no planejamento e otimização de rotas

Uma das principais vantagens do monitoramento das mercadorias, como já falamos aqui, é conhecer as rotas traçadas durante o transporte. Mas, acima de monitorar os trajetos, você precisa planejá-los.

O planejamento das rotas permite que o transporte seja feito por caminhos seguros, ágeis e até mesmo econômicos. Mas, para que ele seja realmente eficiente, você precisa analisar quais as rodovias mais movimentadas, pavimentadas e quantos pedágios elas possuem. Analise qual a mais benéfica para otimizar o tempo de entrega, sempre garantindo a segurança da carga e do transportador.

6 – Feche parcerias de sucesso

Estoque sempre abastecido, veículos rapidamente disponíveis e embalagens bonitas e resistentes: tudo isso conta! E, para que você tenha todos esses fatores a seu favor, é preciso ter parceiros confiáveis e competentes.

A decisão dos parceiros deve considerar a capacidade dos fornecedores ou transportadores de atender a sua demanda. Evidentemente, você precisa igualmente considerar o custo-benefício. Ao firmar contratos fixos, você pode negociar valores e firmar parcerias duradouras e de sucesso.

 

Pronto para reduzir os atrasos da sua empresa?

Com estas soluções, você já tem em mãos grandes dicas para reduzir os atrasos e agilizar suas entregas.

Para começar agora mesmo a colocá-las em prática, feche parceria com uma transportadora comprometida e que realmente traz resultados. A Sudmar Transportes oferece tudo o que você precisa: cumprimento de prazos, monitoramento de veículos e segurança da sua mercadoria até o destino final.

Clique aqui e conheça todos os nossos diferenciais.

E se você gostou das dicas apresentadas aqui, confira 8 estratégias para melhorar a logística de entregas da sua empresa e leve sua logística a outro nível.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

© 2021 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality