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Covid-19: cuidados que as empresas de serviços essenciais precisam ter

Desde que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chegou ao Brasil, diversas autoridades e empresas vêm tomando medidas emergenciais para conter os avanços da doença.

Essas medidas são voltadas para melhor controle dos sistemas de saúde e para a manutenção da economia e do emprego no país.

Apesar de muitas empresas adotarem o trabalho remoto, alguns estabelecimentos não podem parar e continuam a funcionar normalmente, como os que oferecem serviços de saúde, transporte, distribuição etc. Para estes casos, os empregadores devem adotar atitudes que protejam a saúde e a segurança de todos os colaboradores.

Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou uma cartilha com recomendações para o ambiente de trabalho. Os principais cuidados que as empresas devem tomar estão a seguir:

1 – Incentivar a higienização das mãos

Toda vez que algum colaborador tiver contato com um objeto de uso comum, ele deve lavar as mãos antes e após o uso desse utensílio.

Sim, as mãos devem ser lavadas após o contato com qualquer superfície que possa estar contaminada! E quando não for possível lavar as mãos com água e sabão, o álcool em gel torna-se fundamental.

2 – Disponibilizar álcool em gel

Toda empresa de serviço indispensável para a sociedade precisa intensificar seus cuidados com as equipes que não podem realizar home office. Assim, outra medida essencial é colocar nunca deixar faltar álcool em gel nos pontos mais estratégicos do estabelecimento.

Frascos de álcool em gel 70% também devem estar dispostos nas mesas dos funcionários e nos balcões de atendimento ao público.

3 – Manter o ambiente arejado

O ideal é evitar o uso de ar-condicionado e priorizar a ventilação natural, mantendo as janelas abertas e a circulação do ar no ambiente.

Isso vale para qualquer espaço, desde escritórios e supermercados até veículos de transporte de cargas ou passageiros, para que o local fique sempre arejado.

4 – Uso de máscaras

O uso de máscaras hospitalares pode ser uma alternativa para os encarregados por manipular alimentos e atender ao público.

Vale lembrar que a máscara só pode ser utilizada uma vez e, assim que retirada do rosto, deve ser descartada para que não haja contaminação.

5 – Evitar o contato físico

As empresas que não podem aderir completamente ao home office devem reduzir os espaços de contato físico dos membros da equipe, evitando reuniões e atividades que gerem aglomeração.

Para quem atende o público ou trabalha com transporte de insumos e pessoas, o ideal é evitar apertos de mãos e abraços. Além disso, deve ser respeitada uma distância de até 1,5 metro entre um indivíduo e outro.

#Espalhe a mensagem

Para que essas condutas sejam absorvidas e aplicadas o mais rápido possível, uma opção é distribuir cartazes e informativos sobre higiene no ambiente de trabalho.

Quando cada pessoa tem responsabilidade e faz a sua parte, as ações são mais propagadas e o controle de contaminação do novo coronavírus, mais efetivas.

Espalhe a mensagem, pratique a empatia e respeite a saúde de cada membro da sua equipe. Para mais informações, acesse o Portal do Ministério da Saúde.

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