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Dia do Consumidor: dicas para transformar seus consumidores em clientes fiéis

Postado em 9 de março de 2020.

O Dia do Consumidor é oficialmente celebrado no dia 15 de março, em homenagem a um discurso de John Kennedy sobre os direitos do consumidor. Em seu discurso, o então presidente dos Estados Unidos, levantou pontos muito importantes.

Entre os pontos principais levantados por Kennedy, estão o direito à informação, segurança, escolha e o direito de ser ouvido.

Os elementos citados pelo presidente também estão presentes no Código de Defesa do Consumidor, principal legislação que protege os consumidores no Brasil.

Aproveitando a importância da data e os direitos básicos do consumidor, preparamos dicas exclusivas para você transformar consumidores em clientes fiéis!

Aplique cada uma delas para preparar sua empresa com estratégias que realmente satisfazem e fidelizam. Confira agora mesmo:

1 – Seja transparente com seu consumidor

O acesso à informação, além de ser um direito do consumidor, é um dos princípios básicos para fazer com que ele tenha segurança em comprar na sua loja.

É muito importante certificar-se, especialmente nessa data, de que todos os seus produtos estejam com informações corretas e precisas, pois informações incorretas e falsas são classificadas como propaganda enganosa – um crime contra o direito do consumidor.

Por isso, exponha corretamente todos os dados dos produtos, como preço, formas de pagamento, descrição do item, valor do frete e prazo para entrega.

Busque responder com sinceridade e gentileza às dúvidas do cliente para que ele tenha a melhor experiência possível e voltem a comprar na sua empresa.

2 – Faça oferta de produtos realmente atrativos

Outro preceito básico garantido ao consumidor é o direito à escolha – ou seja, o direito de escolher um produto ou fornecedor que mais seja benéfico aos seus olhos.

No Dia do Consumidor, seu foco deve ser na experiência que leva o público a se tornar assíduo. Portanto, ofereça os produtos mais atrativos!

Não adianta aproveitar a data para colocar em desconto os produtos parados no seu estoque e que não têm muita procura, pois o comprador certamente está à procura de quem oferece mais benefícios.

Disponibilize descontos, ofertas e promoções que sejam realmente atrativas e vantajosas ao usuário, de modo que ele escolha a sua empresa em meio as demais!

3 – Valorize o feedback

O consumidor que tem seus pedidos solicitados e seus direitos valorizados tende a voltar para a sua empresa mais vezes. Portanto, dê valor ao feedback!

Ser ouvido é um direito do cliente e, mesmo que muitas marcas não valorizem o feedback, você pode ter essa ferramenta como uma grande aliada.

Muitos consumidores não irão diretamente a você para falar de suas satisfações ou desejos, mas podem fazer avaliações muito significantes nas redes sociais.

É nesse ponto que você deve estar atento: busque o que o público fala de você e assuma a responsabilidade de buscar melhorias! Demonstrar ao consumidor que você se importa com o que ele quer é uma ótima maneira de fidelizá-lo.

4 – Ofereça segurança ao consumidor

Atualmente, os consumidores estão mais exigentes e atentos às políticas de segurança dos sites e e-commerces – e com a Lei Geral de Proteção de Dados, isso só tende a aumentar!

Essa lei dispõe sobre a proteção dos dados de toda pessoa física, obrigando as empresas a garantirem a segurança das informações que possuem. Assim, o direito à segurança do consumidor deve ser uma prioridade para sua empresa!

Se o seu negócio ainda não possui uma política de privacidade, providencie o quanto antes. O sue cliente precisa confiar em você para ser realmente fiel.

Garanta que todos os direitos do consumidor sejam sempre cumpridos e valorize-o como se fosse único! Tais atitudes te levam a fidelizar clientes e ganhar vantagem competitiva em qualquer data comemorativa.

Gostou dessas dicas? Aproveite para ler também nosso artigo sobre como usar a logística para aumentar a satisfação do Consumidor 4.0.

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