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E-commerce: dicas para otimizar a gestão logística durante a crise

Postado em 5 de agosto de 2020.

A logística é um fator indispensável para quem trabalha com vendas, seja em espaço físico ou pelo e-commerce. Com a restrição do funcionamento do comércio físico, o volume de compras e vendas virtuais obteve crescimento significante.

Para que o seu e-commerce tenha sucesso mesmo em meio à crise, você precisa otimizar um conjunto de processos, principalmente os do setor logístico.

Após a venda, a qualidade da sua estrutura logística é o ponto mais importante para que a sua empresa conquiste a satisfação do cliente.

No blog de hoje, você vai conferir seis dicas para otimizar a gestão logística e alcançar os melhores resultados no seu e-commerce, mesmo durante a crise. Acompanhe:

1 – Cuide do fluxo de caixa

O primeiro passo para planejar qualquer estratégia é a projeção financeira. Portanto, esta é a hora de analisar as receitas, gastos e investimentos.

Uma tática muito eficiente para gerar caixa e administrá-lo é com promoções e vendas especiais, caso o faturamento tenha caído. Para isso, você pode recorrer a venda de determinados produtos com frete grátis ou com desconto, além de outro benefícios de pagamento, como parcelamento sem juros no e-commerce. Qualquer alternativa segura que garanta receita para manter o seu negócio e investir em melhorias é válida!

2 – Gerencie o seu estoque

O período de crise é um bom momento para reavaliar seus fornecedores e inventariar os produtos em estoque. Entenda quais produtos do seu e-commerce despertam mais interesse do público e busque fornecedores com as melhores condições de pagamento.

Além disso, mantenha seu estoque sempre abastecido com itens de maior giro para atender o consumidor. Esse controle deve ser rigoroso, para que você não corra o risco de vender um produto que esteja em falta.

3 – Integre os setores da empresa

Um problema que muitas empresas com e-commerce enfrentam e que interfere na qualidade das entregas é a falta de comunicação. É por isso que as áreas de logística, vendas, marketing e atendimento devem estar bem alinhadas!

Com isso, as informações são corretamente repassadas de setor para setor e as falhas nos processos são reduzidas. Consequentemente, o pedido do cliente é atendimento com eficiência e sem frustrações, reduzindo também o índice de reclamações e devoluções.

Portanto, mantenha as áreas de sua empresa bem integradas e atualizadas sobre toda a operação logística.

4 – Capacite os seus funcionários

Tendo em vista que você precisa integrar os setores, você também precisa investir nos profissionais que trabalham em cada um deles.

Certifique-se de que todos possuem domínio das tecnologias da sua loja, principalmente no que diz respeito ao sistema do e-commerce. Qualquer dado incorreto ou informação inconsistente pode causar transtornos a você e ao consumidor.

Por isso, invista no potencial das suas equipes e trabalhe para que todos estejam preparados para imprevistos e demandas urgentes.

5 – Foque na agilidade das entregas

Essa dica vale para qualquer época, mas, quando o momento é de crise financeira, as ações devem ser reforçadas.

Em um período que a fidelização de clientes faz toda a diferença para o sucesso e o crescimento do seu negócio, a entrega deve ser impecável. E o que os clientes mais buscam ao fazer uma compra em e-commerce? Produto de qualidade, preço atrativo e, principalmente, agilidade nas entregas.

Para fazer isso, você precisa contar com uma empresa de transportes que possua veículos dedicados para o seu serviço. Assim, você conta com uma transportadora que cumpre exclusivamente os seus prazos e fortalece a imagem do seu negócio.

6 – Contrate uma transportadora eficiente

A satisfação do consumidor é a principal fonte de renda para o seu negócio: afinal, clientes satisfeitos voltam a comprar no seu e-commerce.

Como as vendas virtuais dependem do transporte de cargas, a contratação de uma transportadora de confiança é indispensável.

Uma transportadora eficiente possui equipamentos, profissionais e soluções ideais para as demandas logísticas específicas da sua empresa. Isso inclui o cumprimento de prazos, segurança das mercadorias e rastreamento veicular.

Quer descobrir quais requisitos indispensáveis na hora de contratar uma transportadora? Leia nosso blog sobre Como escolher a transportadora ideal para o meu negócio!

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer mais dicas de logística em nosso blog, clicando aqui.

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