segurança na viagem

Fim de ano na estrada: dicas para manter a segurança na viagem!

Postado em 23 de dezembro de 2019.

O fim de ano é a época de celebrações, confraternizações, reencontros e as tão esperadas viagens com os amigos ou a família.

Como muitas pessoas aproveitam o recesso e as férias para viajar, o fim de ano também representa um período de movimento intenso de veículos na estrada. Por este motivo, é preciso atenção redobrada.

O aumento de fluxo nas estradas consequentemente resulta no aumento do número de acidentes de trânsito.

Para que você tenha um passeio tranquilo e com toda proteção necessária, preparamos este blog com 7 dicas especiais para manter a segurança na viagem de fim de ano. Veja todas elas a seguir:

1 – Condições do veículo

Primeiramente, antes de pegar a estrada, é necessário fazer uma revisão do veículo. A revisão evita riscos na estrada com uma checagem completa de componentes como pneus, freios, luzes e calibragem do automóvel.

Outro ponto essencial para evitar inconvenientes é levar as documentações do veículo, como os certificados de registro e de licenciamento do veículo.

Caso o carro seja parado, ter tudo em ordem é muito importante para que a viagem prossiga tranquila e sem imprevistos.

2 – Condições do motorista

Ao decidir quem vai conduzir o veículo, certifique-se de que o responsável está portando a habilitação necessária para dirigir.

Além disso, é importante que o motorista esteja em condições físicas e emocionais de assumir o volante. Nada de sono, cansaço ou bebidas alcoólicas no organismo.

Opte por confiar no condutor mais experiente e familiarizado com estradas, pois ele já conhece as particularidades de dirigir em uma rodovia e vai fazê-lo de maneira mais tranquila.

3 – Limite de velocidade

Sim, você quer chegar o quanto antes no seu destino. No entanto, lembre-se de respeitar os limites de velocidade das vias por onde dirige.

O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes no trânsito e, quando ocorrido em um local de fluxo intenso de veículos, o transtorno e a gravidade da situação pode ser ainda maior.

4 – Distância segura dos demais veículos

A velocidade em que o veículo é conduzido interfere em outro fator: a distância deste para os veículos próximos.

Mantenha sempre uma distância segura do veículo trafegando na frente e também nos que estão na via paralela. Quanto maior a velocidade, maior deverá ser o cuidado com a distância.

5 – Foco no trânsito e na estrada

Os principais aspectos aos quais o motorista deve se atentar são as placas de trânsito, o limite de velocidade, os veículos próximos e demais sinalizações na via.

A paisagem, as atividades dos passageiros, as placas de publicidade, a música no rádio e demais superficialidades não devem tomar a atenção do motorista!

Desviar o foco da estrada aumenta exponencialmente as chances de acidentes no trânsito. Por isso, estar atento é fundamental para manter a segurança da viagem.

6 – Atenção à sinalização

Antes de pegar a estrada, conheça e respeite a sinalização de trânsito. Se for viajar por uma que ainda não conhece, preste muita atenção às placas para não resultar em multas ou acidentes.

Obedeça sempre às regras de trânsito. Não exceda os limites de velocidade do local, nem ultrapasse veículos onde a manobra não é permitida. O respeito aos demais envolvidos garante mais tranquilidade e segurança para a viagem.

7 – Uso correto das luzes do veículo

Transite com o farol aceso mesmo durante o dia. O uso de luz baixa durante o dia torna o veículo mais visível e diminui as chances de acidentes.

Além disso, o uso das luzes é indispensável quando em condições climáticas de chuva, neblina e ao anoitecer.

Se for realizar a ultrapassagem, também é importante sinalizar antecipadamente a ação, para que os veículos próximos entendam a sua intenção.

#E boa viagem!

A regra número um de qualquer viagem é a prevenção! Com estas dicas, você garante a sua segurança, a dos seus passageiros e a das demais pessoas nos veículos ao redor.

Não se esqueça que o fluxo de veículos é maior nesta época do ano. Portanto, a atenção deve ser redobrada! Saia de casa com antecedência para evitar transtornos com velocidade.

Fique atento ao seu bem-estar, evite cansaços, distrações e mantenha-se hidratado. A responsabilidade é a melhor maneira de evitar riscos desnecessários.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

© 2021 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality