Gestão de Estoque

Gestão de estoque: 5 dicas para se preparar para as vendas de fim de ano

Postado em 20 de outubro de 2021.

Black Friday, Natal e Ano Novo chegando: com todas essas oportunidades de aumentar as vendas, você já fez a sua gestão de estoque para o fim de ano?

Se ainda não se planejou, fique atento. Esse é o momento para a sua empresa se desfazer de produtos parados e até conquistar novos clientes.

Mas, para que realmente se obtenha sucesso nas vendas, é preciso de uma gestão de estoque impecável.

Pensando em auxiliar a sua empresa a organizar as vendas de fim de ano, elencamos 5 dicas de gestão de estoque muito importantes! Acompanhe cada uma delas e veja como colocá-las em prática.

1 – Conheça o seu estoque

Parece uma questão óbvia, mas é muito necessária. Faça um inventário para verificar a quantidade de produtos disponíveis para venda e se eles atendem à demanda dos clientes.

Verificar o volume de mercadorias vai contribuir para que você dimensione quanto está disposto a vender e até quanto de desconto pode oferecer. Além disso, te permite saber quanto precisa adquirir com seus fornecedores para que suas prateleiras não fiquem vazias nesse período. 

2 – Diversifique suas ofertas

Qual a rotatividade dos seus produtos principais? E dos produtos com pouca demanda? Aproveite essa época do ano para traçar o planejamento do estoque e otimizar as vendas dos produtos com pouca saída. Afinal, produto parado representa dinheiro parado!

Em vez de apostar na venda de apenas um item, invista em um estoque mediano, porém diversificado. Uma dica para acertar nas ofertas é ficar de olho no que os seus clientes buscam e quanto eles estão dispostos a investir.

3 – Contate fornecedores estratégicos 

Em uma época como essa, ter contato com fornecedores confiáveis e com produtos sempre disponíveis é a melhor saída. Isso porque qualquer imprevisto e falta no estoque pode ser muito prejudicial para a sua empresa.

Antes de criar diversas promoções atrativas, firme contrato com fornecedores dispostos a atenderem à sua demanda. Isso vale tanto para a mão de obra quanto para a distribuição e transporte dos produtos que você precisa entregar.

Dito isso, vamos falar sobre prazos?

4 – Faça um planejamento dos prazos

Você precisa ter muito estabelecido as datas de início e encerramento das promoções e benefícios. Já tem em mente até quando um determinado desconto ficará disponível?  Em quanto tempo o cliente receberá as mercadorias?  Responda a todas as perguntas relacionadas aos prazos e trace um planejamento para que eles sejam cumpridos.

Isso é muito importante para você saber o volume exato de produtos que precisará ter em estoque e por qual período. Além disso, também é fundamental para que a promessa de entrega seja realista, garantindo a satisfação dos consumidores.

5 – Estruture uma política de trocas

Mesmo não sendo uma dica para o estoque em si, ela tem impacto direto na sua gestão. Afinal, em uma época com muito consumo, você precisa estar preparado para as trocas e devoluções.

Crie uma política adequada e que não gere frustrações para os clientes. Estabeleça prazos de acordo com a lei e tenha produtos disponíveis para atender às solicitações de troca que surgirão.

O atendimento nessa etapa deve ser tão satisfatório quanto o processo de compra em si. Sabe por quê? Pois um relacionamento amigável e harmônico com o público pode levar à fidelização!

Prepare-se para o sucesso nas vendas!

Gostou das dicas apresentadas aqui? Então é hora de entrar em ação! Organize seu estoque para os meses de novembro e dezembro e alinhe seu planejamento com toda a sua equipe.

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de aprofundar seu conhecimento com essas 5 dicas imperdíveis para um gerenciamento de estoque eficiente.

 

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