logística integrada

Entenda o que é logística integrada e quais os benefícios para a sua empresa

Postado em 25 de maio de 2020.

A necessidade de atender as novas demandas do mercado levou a logística a se ampliar e abraçar diversas atividades para otimizar os processos empresariais.

A partir do momento em que os gestores passaram a entender que os processos logísticos vão além do transporte de mercadorias, surgiu a logística integrada: pautada na agilidade e na interação entre todas as áreas do negócio.

Como o próprio nome indica, a logística integrada gerencia todos os processos logísticos, desde o recebimento de suprimentos até a entrega do produto ao consumidor final.

Quer entender melhor como funciona a logística integrada e seus benefícios para uma empresa? Então siga a leitura:

A logística integrada permite uma gestão e controle mais amplo das atividades. Com ela, o gestor tem informações precisas dos documentos para aquisição e escoamento de mercadorias, além de conhecer todos os fluxos de estoque, transporte e venda.

É por meio dela, também, que a empresa se planeja com mais exatidão para garantir que todas as ações sigam um fluxo contínuo e eficiente.

Para que a logística integrada funcione com excelência, é necessário que o gestor promova a comunicação entre todos os setores, de modo que a cadeia de atividades ocorra de maneira transparente, sem que nenhuma informação se perca no caminho.

Assim, para aplicá-la no seu negócio, você pode dividi-la em três principais áreas:

1 – A Logística Inbound, que cuida de toda a relação entre fornecedores, transporte, armazenamento e aquisição de matérias-primas para o produto final;

2 – A Logística Industrial, que gerencia o abastecimento e a linha de produção de materiais;

3 – A Logística Outbound, que controla as etapas de entregar os produtos ao consumidor final e todo o contato com os clientes.

Ao inserir essas três áreas na sua gestão, você garante um funcionamento completo da logística integrada e toma decisões mais seguras, obtendo uma série de benefícios para o seu negócio.

Conheça agora os principais benefícios da logística integrada
  • Diminui a incidência de falhas e aumenta a produtividade

Com o planejamento mais sistematizado dos processos, o gestor controla cada etapa com precisão e objetividade, reconhecendo as falhas e trabalhando na eliminação delas.

Além disso, as próprias equipes passam a entender a importância do bom desempenho para o funcionamento da logística e trabalham com mais produtividade, atenção e eficiência.

  • Reduz os gastos e aumenta os lucros

Com a integração dos processos e a redução de falhas, as fases de produção, armazenagem e distribuição de produtos não precisam de correções ou retrabalho.

Assim, é possível obter a redução de gastos, já que não há um desperdício de tempo ou de materiais.

Ao reduzir os gastos, a lucratividade também aumenta! Afinal, os serviços e produtos são entregues com mais qualidade e o consumidor fica ainda mais satisfeito, podendo até fidelizar-se e divulgar a sua empresa para os seus amigos e conhecidos.

  • Proporciona agilidade aos processos e otimiza a gestão

Além da produtividade e da redução de gastos, as ações logísticas também se tornam mais ágeis em virtude da interrelação entre os setores internos.

Veja bem: o setor de transportes depende do setor de estoque, que depende do abastecimento, e assim por diante. Assim, quando as equipes estão em sincronia, é possível prever os próximos passos e antecipar ações, facilitando a tomada de decisões do gestor, que confia no envolvimento de seus colaboradores.

Além disso, toda a integração permite que, em caso de imprevistos, os profissionais reajam de maneira rápida e sem maiores transtornos.

  • Gera uma vantagem competitiva

Com uma cadeia logística precisa e com equipes mais produtivas, a sua empresa consequentemente fica na frente das concorrentes.

Isso ocorre porque as ações internas influenciam nas externas, e quanto mais ágil é o processo de separação e envio de um produto, mais valorizado o consumidor final se sente.

Deste modo, percebemos que a logística integrada, quando tem como pauta a agilidade e a confiabilidade, proporciona o benefício mais valioso de todos: o aumento de resultados através dos diferenciais competitivos.

Em suma, um dos maiores benefícios que a logística integrada proporciona à empresa é o de aprimorar os fluxos internos para expandir os resultados externos.

Agora que você conhece todas essas vantagens, que tal envolver todos os setores do seu negócio para que trabalhem em sinergia e impulsionem o crescimento organizacional?

Aposte na integração como uma ferramenta principal nas suas estratégias de negócios!

Para um planejamento estratégico ainda mais completo, aproveite para aprimorar o setor logístico da sua empresa com essas 5 dicas imperdíveis para um gerenciamento de estoque eficiente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

© 2022 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality