Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Maio Amarelo: 6 recomendações de segurança no trânsito para motoristas profissionais

O mês de maio chegou e, com ele, vieram as ações essenciais de conscientização no maio amarelo!

O maio amarelo é um movimento internacional criado para conscientizar e alertar motoristas e pedestres sobre os índices de acidentes e mortes no trânsito.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que são cerca de 1,35 milhão de óbitos por ano em virtude dos acidentes nas ruas e estradas.

Em decorrência das estatísticas alarmantes, o blog de hoje é voltado para todos os motoristas profissionais, que devem dirigir com prudência e atenção para prevenir acidentes e proteger vidas.

Confira agora 6 dicas de segurança no trânsito para motoristas profissionais

1 – Evite distrações

Profissionais do transporte de cargas, motoristas de ônibus e de aplicativos devem seguir uma conduta no volante. Isso envolve, principalmente, a atenção no trânsito.

Conduzir um veículos, seja ele uma carro, um caminhão ou um ônibus, requer total concentração. Por isso, antes de iniciar o seu trajeto, certifique-se de que você está livre de distrações, principalmente em relação ao celular.

Lembre-se de que, no trânsito, seus aparelhos eletrônicos devem ser utilizados apenas para GPS (e, neste caso, o passageiro deve ficar na posse do celular).

2 – Dobre a atenção durante a noite

Caminhoneiros e motoristas de transporte de pessoas muitas vezes precisam seguir viagens durante a noite, o que economiza tempo e evita tráfego intenso.

De fato, não há problema em dirigir durante a noite. No entanto, a atenção deve ser redobrada, uma vez que a escuridão certamente não é uma aliada na direção na estrada.

Além disso, todo motorista profissional deve seguir a lei do motorista (Lei 13.103/15), respeitando os horários de sono e não extrapolando a jornada de trabalho.

3 – Mantenha uma distância segura dos demais veículos

Os tipos de acidentes mais comuns nas estradas são a colisão traseira e a colisão frontal, sendo esta última uma das principais causas de morte no trânsito brasileiro.

Tais acidentes são causados pela falta de distância entre os veículos e pela imprudência na hora de ultrapassá-los.

Por melhor que seja o seu freio, o seu acionamento não é instantâneo, e isso pode fazer toda a diferença na hora de impedir ou ocasionar uma colisão.

Por isso, mantenha uma distância segura do carro da frente, evite ficar próximo de outros veículos, em especial caminhões e ônibus. Se você precisa ultrapassá-los, certifique-se de que há condições na estrada para fazê-lo de maneira prudente.

4 – Respeite a sinalização e os limites de velocidade

Esse requisito é um dever de qualquer motorista, seja profissional ou não.

A sinalização previne diversos acidentes e fatalidades e auxilia o motorista a saber qual faixa utilizar, se há obra no trajeto, qual o limite de velocidade e até qual o peso máximo suportado na estrada.

Fique atento à sinalização! Placas, semáforos, telões e outros sinais auxiliam na segurança no trânsito das cidades e rodovias, evitando situações indesejadas.

Não se exponha a riscos! Você conhece as leis de trânsito e sabe o que deve fazer com elas. Procure dirigir com cautela e desfrute da tranquilidade que a direção defensiva proporciona.

5 – Não se esqueça dos pedestres e ciclistas

Apesar das leis de trânsito referenciarem muito a atenção aos veículos próximos, o trânsito das cidades também é composto por ciclistas e pedestres.

Mais da metade de todas as mortes no trânsito ocorre entre usuários vulneráveis das vias, ou seja, os pedestres.

Portanto, além de se atentar aos veículos próximos e às sinalizações, não se esqueça de ficar alerta quanto a presença de pessoas circulando, principalmente nas regiões urbanas.

6 – Invista na segurança das cargas ou passageiros

Afivelar os cintos é uma obrigação de todos os motoristas e passageiros. Estatísticas de trânsito já apontam como essa ação reduz os danos causados em um acidente.

A mesma segurança dos passageiros deve ser destinada às cargas, sejam elas em veículos coletivos ou pessoais.

Posicionar e amarrar corretamente as cargas (no porta-bagagens, porta-malas ou no baú do veículo) possibilita maior proteção a todos os envolvidos, pois nenhum objeto ficará solto em caso de colisão.

A regra é clara: quem respeita o trânsito, respeita a vida!

Não é segredo algum que seguir as leis de trânsito preserva a vida de pedestres e motoristas. Por isso, antes de conduzir qualquer veículo, esteja ciente das regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro.

Não contribua para o aumento das estatísticas! Trafegue sempre respeitando as regras e limites no trânsito e seja responsável.

E se você trabalha com transporte de mercadorias, aproveite para ler nosso blog sobre a importância do gerenciamento de risco no transporte de cargas.

Neste maio amarelo, compartilhe essas orientações essenciais para seus amigos e familiares e colabore para a construção de um trânsito mais seguro.

plugins premium WordPress