planejamento empresarial

Planejamento Empresarial 2020: 4 dicas essenciais para você definir e alcançar suas metas do próximo ano

Postado em 18 de dezembro de 2019.

O ano de 2019 está quase terminando e nós queremos saber: você já tem um planejamento empresarial bem definido para 2020?

Traçar metas é essencial para conquistar mais sucesso. Além disso, empresas com um bom planejamento empresarial têm colaboradores mais produtivos e resultados mais elevados.

No entanto, muitos gestores ficam inteiramente imersos em processos operacionais e esquecem de planejar os próximos passos para a empresa.

Então, se você ainda não se planejou, agora é a hora!

Confira 4 passos essenciais para sua empresa desenvolver um plano de metas eficiente e alcançar cada uma delas:

1 – Defina seus objetivos

Sua empresa está em um bom momento financeiro? Você quer expandir seu negócio para outras regiões? Seus serviços superam a concorrência?

O primeiro passo para definir seus objetivos é ter uma visão clara de qual é o principal a ser alcançado.

Se o seu objetivo central é dobrar o faturamento, precisa então traçar metas de curto e médio prazo que levem seus esforços a chegaram ao resultado final.

2 – Avalie os recursos que possui para alcançá-los

Após traçar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, é preciso avaliar a situação da empresa. Essa avaliação é útil para compreender o que deve ser melhorado e corrigido para alcançar suas metas.

Planeje as ações com base nos recursos financeiros, humanos e estruturais que possui, além do que será implementado para aprimorar suas atividades.

Avalie também as forças e fraquezas de cada área da sua empresa para reduzir falhas, desenvolver as competências e investir nas oportunidades.

3 – Crie um plano de ações

Objetivos traçados e recursos identificados? Hora de organizar suas ações.

Nesta etapa, é essencial criar um cronograma. Com este aparato, você tem um maior controle das etapas e do tempo que levará para cada trabalho ser realizado.

Por exemplo: se você quer ampliar suas vendas para outros estados, primeiramente precisa melhorar a infraestrutura e a logística do negócio e depois investir em mais produtos.

Anote no seu cronograma de ações cada ponto essencial para alcançar suas metas e deixe sua equipe ciente do que deve ser feito.

4 – Implemente indicadores de desempenho

É importante que você defina métricas e indicadores de desempenho para acompanhar as ações dentro da empresa.

Como você tem prazos para cumprir, os indicadores são ótimos para ajudar a analisar o andamento dos processos. E caso haja problemas que não permitam ou atrasem o alcance dos objetivos, os indicadores apontam as principais causas.

#Mãos à obra (ou melhor, ao papel)

Com estes simples passos, você já tem um panorama completo de como definir e alcançar com eficiência suas metas empresariais. Agora é só colocar tudo no papel, repassar para sua equipe e implementar em seu negócio!

Se você gostou desse artigo, que tal ler mais um pouco sobre planejamento? Para conferir nosso blog com dicas de planejamento de logística, clique aqui.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

© 2022 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality