Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Transporte de alimentos: os 5 principais cuidados com este tipo de carga

Dentre os diversos desafios que as empresas que atuam no ramo de alimentação precisam lidar, está o cuidado com o transporte de alimentos. São extensas as particularidades do setor e muitos cuidados são exigidos para que não haja perda na logística e o produto seja disponibilizado com integridade aos consumidores finais.

Produtos que são de origem animal, congelados, frutas, verduras e demais alimentos requerem um prazo de entrega mais exato e cuidados no armazenamento dentro do veículo, por isso, uma empresa de transporte rodoviário deve estar preparada para lidar com cada uma destas particularidades.

É importante que as empresas busquem sempre transportadoras que sigam as normas de higiene, manuseio, conservação e armazenamento dos alimentos vigentes na legislação brasileira. Transportadoras de confiança prezam por um produto movimentado em segurança e sem comprometer qualquer característica do alimento durante a execução das rotas.

Quer saber quais os principais cuidados a serem tomados para garantir a segurança e a qualidade dos produtos alimentícios durante o transporte? Confira abaixo:

1 – Conferir as etiquetas dos alimentos

Todas as informações essenciais para sobre as características do alimento, dados do fabricante e do destino final constam nas etiquetas, que devem permanecer legíveis e sem danos. Isto é de extrema importância para que, caso ocorra algum problema nas mercadorias, as partes sejam contatadas antes do transporte prosseguir sua rota. As etiquetas ainda devem seguir as regras impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o transporte deve estar de acordo com as exigências e restrições estipuladas.

2 – Observar a data de validade do produtos

É importante realizar a conferência do prazo de validade dos alimentos pois, quando próximos à data de validade, podem apresentar comprometimento em sua totalidade. Além disso, na ocorrência de imprevistos, pode representar um problema tanto para a transportadora quanto para o distribuidor. Por isso, é indicado sempre observar a data de validade e executar o transporte apenas quando houver uma boa margem de tempo que garanta a segurança da mercadoria.

3 – Controlar a temperatura das mercadorias

Como alguns alimentos demandam cuidados extras em relação à manutenção da temperatura durante o trajeto, o veículo que vai transportá-los deve ser adaptado para garantir a estabilidade climática na parte interna do caminhão. O controle da temperatura protege o produto de qualquer prejuízo e o mantém apto para consumo mesmo após transportado em longa distância.

4 – Realizar carga, descarga e empilhamento seguro

O controle do embarque, empilhamento e desembarque de mercadorias serve para assegurar que o processo seja feito com eficiência e segurança, tanto para a equipe envolvida quanto para os alimentos agrupados. Máquinas pesadas exigem um cuidado adicional no manuseio, pois qualquer peso a mais pode danificar as mercadorias e até ferir os trabalhadores envolvidos. O ideal é que os alimentos sejam empilhados e carregados de maneira que não se desloquem ao longo do processo e não sejam danificados ou amassados, tornando-se impróprios para o consumo.

5 – Verificar se a documentação está em dia

Para um transporte seguro, há autorizações específicas relacionadas ao transporte de alimentos, que devem estar descritas em documentos que estejam sempre na posse do transportador. O deslocamento de cargas alimentícias, por serem cargas sensíveis, necessita de todos os cuidados bem descritos pois, caso contrário, a transportadora pode até ter a sua carga retida durante fiscalização.

Como o transporte de alimentos é uma atividade complexa, é importante que você busque uma empresa séria e com experiência para desenvolver um trabalho eficaz e dentro das normas. Um transporte eficaz preserva não apenas os alimentos como também a reputação do fabricante!

plugins premium WordPress