cargas pesadas

Cargas pesadas: 6 principais cuidados no transporte dessa carga

Postado em 1 de julho de 2020.

O transporte de cargas pesadas é uma atividade complexa e que exige muita atenção. Isso porque, normalmente, essas cargas são valiosas e precisam ser manuseadas com cuidado.

As cargas pesadas são aqueles produtos que exigem grande esforço ao serem transportados, tais como: equipamentos elétricos, veículos, estruturas metálicas, cenários, máquinas e peças industriais.

Por conta dessas particularidades, essas cargas precisam ser movimentadas com segurança, sem comprometer a integridade durante a execução das rotas.

É neste ponto que uma empresa de transporte rodoviário deve estar preparada para lidar com tais fatores e manter as boas condições das mercadorias pesadas.

Quer saber quais os principais cuidados a serem tomados nesse tipo de transporte? Confira abaixo:

1 – A escolha do veículo ideal

Cargas pesadas exigem amarrações resistentes e veículos com grande capacidade de transporte. Por isso, para que o transporte seja seguro, o veículo deve estar bem equipado e em boas condições.

Caminhões sem manutenção frequente não devem ser indicados, pois podem gerar avarias à carga.

Para transportar cargas com peso líquido acima de 30 toneladas, alguns equipamentos especiais pode ser exigidos, com cavalos mecânicos reforçados.

Ao escolher o transporte, é importante verificar se as características da carga, como tamanho, peso e proporções, são adequadas para o veículo.

2 – A embalagem dos produtos

Para garantir toda a segurança da carga, é necessário utilizar embalagens resistentes e flexíveis, que facilitam a cubagem e minimizam riscos.

A embalagem da carga pesada deve considerar sua fragilidade e os riscos de deslizamentos e impactos. Afinal, tais acontecimentos podem causar problemas ao ponto de tornar os produtos inutilizáveis.

3 – O planejamento do trajeto percorrido

O itinerário planejado deve considerar todos os aspectos que possam prejudicar a entrega do produto. Ao planejar a rota, é importante analisar as condições das rodovias, o fluxo de veículos e os custos de pedágio.

Esse último ponto é imprescindível, levando em consideração que o transporte de cargas pesadas tem custo elevado. Assim, planejar uma rota econômica pode ser vantajoso para o negócio.

O ideal é que seja sempre adotada a rota mais curta, segura e econômica.

4 – A velocidade do veículo

As chances de avarias aumentam de acordo com a velocidade do veículo. Portanto, é importante que o condutor do caminhão policie sua direção e evite percorrer em velocidade acima do indicado.

Quando há aceleração em excesso e frenagens constantes, as cargas podem sofrer choques e trazer prejuízos para o negócio.

Dessa maneira, é fundamental manter uma velocidade constante e seguir os limites de trânsito durante todo o trajeto.

5 – O carregamento e descarregamento dos produtos

O controle do embarque e desembarque das cargas é essencial.

Por isso, é importante dedicar uma atenção especial ao carregamento e descarregamento dos produtos. Afinal, é ele que garante que o processo seja feito com eficiência e segurança.

6 – A distribuição das mercadorias no veículo

A distribuição do peso da carga é um dos cuidados essenciais no transporte de cargas pesadas. É a disposição correta das mercadorias que mantém a estabilidade do veículo no transporte e evita danos às embalagens.

O ideal é que essas cargas sejam carregadas de modo que não se desloquem ao longo do percurso, protegendo-as de danos e mantendo a integridade.

A escolha do parceiro para o transporte da carga

Gostou do conteúdo do blog? Todas essas informações são indispensáveis para manter os cuidados da coleta da carga até o destino final.

Encontrar uma transportadora experiente nesse tipo de serviço é fundamental! Afinal, ela deve atender aos requisitos exigidos pela sua empresa, permitindo até a fidelização dos seus clientes.

Que tal contar com a Sudmar Transportes para transportar as suas cargas? Clique aqui, entre em contato e conheça nossas opções de planos e serviços de acordo com a sua necessidade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

© 2022 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality