transporte de contêineres

Transporte de Contêineres: Confira os cuidados a serem tomados para não ser multado

Postado em 1 de julho de 2021.

Há muitas etapas a serem cumpridas nos processos de importação e exportação, onde todas exigem obviamente muita atenção. Durante o trâmite, o contêiner passará por um transporte rodoviário quase que obrigatoriamente. Resumindo: a carga será levada da empresa para o porto por um caminhão ou carreta, no caso da exportação, ou realizará o caminho inverso se for importada.

É preciso que esse processo seja feito com muito cuidado, responsabilidade e seguindo as leis, assim como todas as partes do processo. O contrário disso pode acarretar em multas. 

Os fatores mais comuns que levam as penalidades são:
  • a má distribuição da carga;
  • excesso de peso;
  • falta das notas fiscais.

Com o que as empresas mais sofrem são as multas causadas por erros de carregamento. Isso porque, a distribuição equivocada do peso da mercadoria nos veículos, como excessos e sobrepeso em cima do eixo da carreta, muitas vezes geram grandes transtornos. Além disso, há o risco da carreta ficar presa nos postos de pesagem. 

Sabendo desses riscos, confira os cuidados com os documentos que também são de grande importância e a falta deles podem gerar uma grande dor de cabeça futura.

Cuidado com os documentos

É de extrema importância também andar com a documentação adequada, pois transitar mercadoria importada ou com destino de exportação sem essa documentação, pode acarretar em multa no valor de até 25% da mercadoria. Exemplo: no caso de uma carga de R$ 100 mil, o embarcador e a transportadora chegam a pagar R$ 25 mil de multa por transitar mercadoria sem nota. Multas essas que podem ser evitadas.

Lembrando que toda empresa pode fazer seu transporte rodoviário de mercadorias, desde que esteja sempre atenta às normas. 

Como fazer a escolha certa de transportadora

Caso a opção seja pela terceirização do serviço, analise bem a escolha da transportadora. 

Uma boa prática é olhar o tempo de existência da contratada. Uma empresa com mais de dez anos de mercado tem maior probabilidade de solidez que outra com um ano de atuação. 

Claro que, uma especializada nova no ramo também é capaz de oferecer um bom serviço, mas empresas mais antigas mostram que elas já estão consolidadas. 

Outra dica é consultar a credibilidade da empresa no mercado, ou seja, se possui bom respaldo, se é conhecida ou se outros clientes já tiveram problemas.

Se a transportadora tiver esses dois requisitos, certamente realizará um bom atendimento e serviço. E isso nós da Sudmar garantimos! Até porque contamos com mais de 20 anos de casa e nossa missão é exatamente transportar com segurança e qualidade, gerando tranquilidade e satisfação para todos os envolvidos.

Os reflexos da cautela são redução de custo e agilidade. Quando se contrata alguma empresa com especialidade no serviço em questão, ela consegue agilizar o processo de forma eficaz e trazendo o menor custo possível.

Abaixo trazemos um resumo do blog de hoje, para você ter sempre em mãos e não esquecer de se precaver, evitando dores de cabeça futuras.

cuidados

Gostou? Então não esqueça de compartilhar com aquele seu amigo caminhoneiro! E caso queira contratar uma transportadora não esqueça de salvar essas informações!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

© 2022 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality