Para atender cada vez mais às demandas dos consumidores, o setor logístico busca constantemente a otimização dos processos. Diante disso, uma das tendências que mais se destaca é o cross-docking.
Você sabe o que é o cross-docking? Conhece as vantagens que ele traz para as empresas?
Descubra tudo isso agora mesmo!
O que é o Cross-docking?
Cross-docking é um termo em inglês que significa “cruzando as docas”. Esse termo surgiu em 1930, nos EUA, para explicar um sistema de distribuição onde as mercadorias dos navios eram descarregadas nos galpões das docas e já direcionada para os caminhões. Cada caminhão, por sua vez, tinha um destino diferente, redistribuindo os produtos por todo o país.
Dessa forma, o cross-docking é um sistema logístico que elimina a necessidade de armazenamento dos produtos em um centro de distribuição.
Isso acontece porque, a partir do momento em que o produto é comprado pelo cliente, a empresa o despacha para um armazém, onde a mercadoria é preparada e rapidamente expedida para o consumidor final. Tudo isso ocorre de forma rápida, tornando a redistribuição mais ágil e econômica.
Essa técnica é muito utilizada por quem tem e-commerce ou realiza vendas online, pois dispensa uma estrutura complexa para armazenar os produtos.
Eliminando a fase de armazenagem das mercadorias, a empresa também reduz o tempo de envio dos produtos para o cliente e os custos com processos logísticos. E essas não são as únicas vantagens!
Veja, abaixo, os benefícios do cross-docking para o seu negócio.
Benefícios do crossdocking para a empresa
Redução do estoque
Como falamos acima, esse sistema logístico dispensa a necessidade de grandes armazéns, fazendo uso apenas de centros de distribuição para expedição das mercadorias.
Com isso, a empresa não precisa investir em infraestrutura, assim como não precisa ter grandes volumes de produtos em estoque.
Redução de custos
Ao dispensar a necessidade de estocagem dos produtos, a empresa elimina também os custos com a manutenção de um armazém ou espaço para estoque. Os custos serão reduzidos para, no máximo, uma área para estoque mínimo ou para separação e expedição de pedidos.
Isso é muito importante para a empresa que busca economizar recursos ou então investir em outros setores.
Rapidez na entrega
O cross-docking torna a entrega das mercadorias mais rápida, justamente por não haver a etapa de estocagem. No centro de distribuição, o produto recebido não deve ficar por mais de 24 horas, sendo rapidamente preparado para o envio ao consumidor final.
A agilidade no envio e entrega dos produtos influencia diretamente na satisfação do cliente, o que nos leva ao próximo benefício.
Atração de clientes
A entrega ágil e dentro do prazo é uma das principais demandas dos consumidores atualmente. Então, quando você utiliza o sistema de cross-docking para realizar as entregas, garante o melhor atendimento ao cliente.
Por consequência, a reputação da empresa melhora no mercado, o que contribui para a atração e fidelização de clientes.
Mais segurança
Menos produtos em estoque também gera menos riscos de furtos. Mas não é apenas isso que agrega segurança à logística.
Outro fator que aumenta a segurança é o fluxo contínuo de entrada e saída de produtos, que é feita por uma equipe que monitora os processos e se compromete com o atendimento ao cliente.
Possibilidade de crescimento
Tendo em vista que o crossdocking gera economia, a sua empresa tem mais recursos para investir em melhorias no ciclo logístico. O investimento também pode ser feito em outras áreas, evidentemente, como no marketing, na segurança ou em tecnologias.
No final das contas, todos os benefícios dão mais chances de crescer e aumentar os lucros da empresa.
E aí, está pronto para implementar o cross-docking no seu negócio? Então aqui vai uma dica: prepare a sua estrutura para receber essa estratégia!
Os passos mais importantes são:
1) Planeje o processo logístico;
2) Invista em um sistema de gestão empresarial;
3) Firme parceria com terminais e centros de distribuição.
A Sudmar Transportes realiza o cross-docking com segurança e eficiência. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma cotação.
Para mais artigos como este, visite o nosso blog e o Instagram!