Você sabia que uma mercadoria entregue com mais agilidade não depende apenas da transportadora? Cada vez mais os consumidores estipulam exigências quanto ao prazo de entrega de suas compras e as condições da encomenda – afinal, eles estão pagando por isso.
Para evitar atrasos na entrega de mercadorias, é essencial que vários setores (como vendas, financeiro e fiscal) colaborem com a qualidade dos serviços de entrega.
Quer otimizar os seus processos logísticos e agilizar as etapas de entrega para evitar atrasos? Então confira as dicas que elaboramos especialmente para você!
1 – Tenha uma comunicação interna impecável
Este é o primeiro passo para agilizar não apenas os processos de entrega, como todas as atividades da sua empresa.
O compartilhamento de informações é imprescindível para a logística, pois depende da participação de vários setores para alcançar os resultados estimados.
Certifique-se de que cada informação de venda seja repassada o quanto antes para os demais setores, acelerando assim a separação, embalagem e emissão dos documentos da mercadoria.
Quanto mais integrada a sua comunicação interna, maiores as chances de sucesso desde o fechamento da venda até a entrega do produto.
2 – Mantenha uma boa gestão de estoque
O controle de estoque é a parte fundamental para que seu produto seja enviado sem atraso.
Com a gestão de estoque, você mantém os produtos organizados de acordo com o volume de saída e garante que haja sempre uma quantidade mínima para as vendas.
É importante dar uma atenção especial para este setor, pois você não pode entregar algo que não tem. Ao vender algo que não tem mais no estoque, com certeza haverá atraso.
O atraso resulta em uma má experiência para o cliente e compromete a imagem da empresa. Fuja deste acontecimento!
3 – Prepare as notas fiscais o quanto antes
A compra foi efetuada, o pagamento confirmado e o produto separado? Não deixe de emitir a nota fiscal.
Lembre-se que a nota fiscal é um documento indispensável para que a encomenda seja coletada. Por isso, emitir a nota fiscal com antecedência garante que qualquer imprevisto ocorra caso a emissão seja feita apenas no momento do envio.
Além disso, verifique se todos os dados do documento estão corretos, para garantir que o condutor do transporte não tenha problemas com fiscalizações.
4 – Estipule prazos realistas e seguros
Por mais que o consumidor espere que sua encomenda chegue o quanto antes e você queira suprir essa expectativa, o ideal é estipular prazos realistas.
Muitas empresas, no interesse em se destacarem, acabam firmando promessas de prazos que não podem cumprir. Isso causa a insatisfação do comprador, que confiou em uma informação ilusória.
Considere todos os fatores que envolvem a preparação da mercadoria antes de informar os prazos. Prometer prazos impossíveis pode trazer resultados negativos ao seu negócio.
5 – Invista no rastreamento das entregas
A tecnologia de rastreio é vantajosa tanto para as empresas quanto para seus clientes, que se sentem mais seguros com a clareza das informações.
A localização do veículo garante a segurança do condutor e da mercadoria. Além disso, o rastreamento oferece informações sobre os locais de passagem do produto e eventuais imprevistos.
Muitas transportadoras já contam com sistemas de acompanhamento do trajeto de seus veículos com as cargas transportadas. Por isso, ao terceirizar a logística, priorize empresas que ofereçam esse diferencial.
#Conte com uma parceira logística de confiança
Com estas dicas, você já compreendeu como assegurar que os seus processos internos agilizem a logística de entrega.
Para otimizar ainda mais este serviço, conte com uma transportadora que cumpra com prazos e compreenda as suas prioridades.
A Sudmar Transportes oferece tudo o que você precisa para a sua logística, garantindo a segurança da sua mercadoria desde o momento da coleta até a entrega final.
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