Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os tipos de carrocerias mais comuns no transporte rodoviário

Você conhece os tipos de carrocerias de caminhão mais utilizados no transporte de cargas no país? 

Existem diversos modelos no mercado, cada um com suas particularidades e funções. Isso significa que nem todos cumprem o mesmo objetivo e nem podem transportar o mesmo tipo de carga.

Por isso, se você trabalha com o envio de mercadorias Brasil afora, precisa conhecer os principais modelos de carroceria. Assim, fica mais fácil escolher uma transportadora que possui a carroceria certa para o produto que você precisa transportar. 

Acompanhe o nosso artigo e conheça as variedades de carrocerias existentes e a utilidade de cada uma delas!

Tipos de carrocerias mais comuns no Brasil

A carroceria do caminhão é uma estrutura que se instala na parte traseira do veículo, bem onde a mercadoria será transportada. Ela pode ter vários tipos e tamanhos, como você verá a seguir.

Carrocerias abertas

A carroceria aberta é uma estrutura que não possui cobertura. Portanto, ela deve ser utilizada apenas para transportar produtos que não exigem proteção especial. Aqui estão alguns exemplos de carrocerias abertas:

1. Grade baixa

Também conhecida como carroceria para carga seca, é um modelo ideal para o transporte de mercadorias secas. Normalmente, elas são embaladas em caixas ou pallets. Quando a estrutura é maior, como no caso de peças grandes, engradados, sacarias, latas, tambores e chapas de aço, elas devem ser bem amarradas na carroceria.

2. Grade alta

A carroceria grade alta também é conhecida como graneleira, possuindo características opostas à citada acima. Ela possui “paredes” mais altas, que garantem a segurança da carga para que não vaze pelos lados. Por isso, é muito usada no transporte de granéis sólidos, como grãos de café, milho, soja, fertilizantes, entre outros. 

3. Caçamba

Esse modelo é muito conhecido entre as pessoas, principalmente por quem trabalha na área da construção civil. Trata-se, portanto, de uma estrutura de laterais elevadas e compartimento profundo, que permite o carregamento de grandes volumes de entulho, terra e outros materiais.

4. Prancha

Você já viu um trator sendo transportado em cima de um caminhão? Então sabe de qual tipo de carroceria estamos falando. Esse modelo chamado de prancha é ideal para transportar cargas de grande volume e indivisíveis. Com seu compartimento livre, ele tem um espaço completo para acomodar máquinas e equipamentos pesados.

5. Plataforma

A plataforma é a carroceria utilizada nos caminhões de reboque, também chamados de guincho. Por isso, ela costuma ser vista em situações de socorro e de transporte de veículos. 

Carrocerias fechadas

Ao contrário da carroceria aberta, as que apresentaremos agora são completamente fechadas, sendo indicadas para o transporte de produtos que exigem um cuidado especial.

1. Baú

A carroceria do tipo baú é completamente vedada e feita de alumínio. É comumente utilizada no transporte de alimentos que não precisam de refrigeração, apenas de proteção contra intempéries. Exemplo disso são os alimentos não perecíveis. Além disso, também pode transportar mercadorias mais sensíveis, como móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, caixas e outros produtos que não podem ser transportados em carrocerias abertas.

2. Baú frigorífico

Este modelo é igual à carroceria baú, com a diferença de que possui um sistema de refrigeração interna para controlar a temperatura das mercadorias transportadas. Ele pode acomodar alimentos congelados ou então refrigerados, tudo vai depender da demanda do cliente. Além disso, também é utilizado no transporte de medicamentos que precisam de refrigeração.

3. Sider

Esse tipo de carroceria também remete ao baú, com a diferença de que o seu topo é lonado, e não de alumínio. Outro diferencial é que a descarga dos produtos é feita pela lateral, e não pela parte de trás. Portanto, essa carroceria agiliza o processo de descarga de produtos, desde que essa descarga seja feita por empilhadeiras. Transporta alimentos, produtos de higiene e cargas paletizadas no geral.

Carrocerias especiais

As carrocerias especiais podem ser tanto abertas quanto fechadas. No entanto, elas não se classificam em nenhum dos dois tipos pois são destinadas para mercadorias que exigem cuidados exclusivos, como você verá a seguir.

1. Canavieira

Como o próprio nome já diz, é ideal para o transporte de cana-de-açúcar, sendo fechada nas laterais e aberta por cima.

2. Boiadeira

É usada no transporte de animais vivos, como vacas, porcos e cavalos. É fechada nas laterais e em cima, porém tem entradas de ar para a ventilação entre os animais.

3. Florestal

Assim como a prancha, possui superfície plana, porém é fechada atrás e na frente. Nas laterais, conta com braços que facilitam tanto a amarração das madeiras transportadas.

4. Munck

É muito parecida com a carroceria plataforma, sendo utilizada no transporte e elevação de peças e equipamentos de grande porte, como máquinas e estruturas de concreto. 

5. Tanque

É uma carroceria completamente vedada, porém utilizada apenas para o transporte de produtos líquidos e inflamáveis, como álcool, gasolina, etanol e óleo diesel.

6. Contêiner

A carroceria com contêiner é muito versátil e pode servir para o transporte de vários produtos, desde artigos de moda, eletrônicos e granéis até alimentos e produtos perecíveis. Para conhecer mais sobre os tipos de contêiner existentes, leia o nosso artigo: Os tipos de contêineres mais utilizados no transporte de cargas

E para o transporte seguro dos seus produtos, conte com uma transportadora que ofereça o melhor serviço, com credibilidade e qualidade. Então fale com a Sudmar e solicite uma cotação sem compromisso.

Se gostou do conteúdo, acompanhe também o nosso blog e o Instagram!

plugins premium WordPress