Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os tipos de contêineres mais utilizados no transporte de cargas

Seja nos navios, em trens ou em caminhões, existem vários tipos de contêineres que são utilizados para acondicionamento de cargas. Você sabe diferenciar todos eles?

Diariamente, milhares de mercadorias são transportadas em âmbito nacional e internacional. São roupas, alimentos, eletrônicos, granéis, gases, combustíveis e todo tipo de produto que você possa imaginar. Por isso, cada contêiner possui sua dimensão e suas particularidades, que devem ser conhecidas para que os produtos sejam acondicionados e transportados nos compartimentos corretos.

Abaixo, você conhecerá os principais tipos de contêineres e as características que cada um possui.

Conheça os principais tipos de contêineres

Contêiner Dry Box

Em tradução livre, o Contêiner Caixa Seca é um compartimento utilizado para armazenar e transportar para qualquer tipo de carga seca. Ou seja, nele, podem ser colocados aparelhos eletrônicos, madeira, roupas, móveis, ferragens, eletrodomésticos, ferramentas, e até alimentos, desde que não sejam perecíveis. 

A vantagem desse tipo de contêiner é que ele é versátil e pode ser transportado independentemente das condições climáticas.

Existem dois tipos básicos de Dry Box: os de 20 pés e os de 40 pés. A diferença deles, é claro, está nas dimensões, pois o de 40 pés tem o dobro do comprimento.

Contêiner High Cube

O High Cube (Cubo Alto), como o próprio nome já indica, é um modelo com espaço interno e externo superior ao citado anteriormente. Em comparação ao Dry Box de 40 pés, que possui 2.591 m de altura, esse aqui tem uma medida de 2.895 m de altura, com capacidade máxima de 26.330 kg.

Por isso, ele é utilizado no transporte de grandes quantidades de mercadorias ou então para cargas de projeto, como máquinas e equipamentos de grande porte.

Contêiner Graneleiro

Também conhecido como Bulk Container, esse tipo de contêiner é o ideal para o transporte de produtos a granel. Ou seja, é o responsável por carregar os principais produtos da nossa agricultura, como o café, o milho, a soja, o feijão e demais commodities que são distribuídos pelo país e exportados para outras nações.

Para manter as características dos grãos, ele é revestido na sua parte interna e possui uma abertura na parte inferior, por onde os granéis escoam quando chegam no destino final.

Contêiner Refrigerado

O contêiner refrigerado, ou container reefer, é o modelo exclusivamente personalizado para cargas que precisam ser armazenadas ou movimentadas em temperaturas baixas. Por isso, esse tipo de compartimento possui uma tecnologia que permite a geração de frio e o controle da temperatura. 

As principais mercadorias transportadas nesse tipo de contêiner são carnes, frutas, peixes e demais alimentos congelados. Além disso, assim como o Dry Box, pode ter medida de 20 ou 40 pés. 

Contêiner Open Top

Os contêineres de topo aberto, como são conhecidos no Brasil, não possuem a parte superior coberta, de modo que ela deve ser coberta por uma lona para proteger a carga. A vantagem desse teto aberto é que permite o transporte de cargas superdimensionadas, como grandes máquinas, madeiras ou sucatas.

Para colocar esses materiais dentro do contêiner, é utilizado um guindaste que carrega o compartimento a partir do topo. Todavia, a descarga pode ser feita pelas laterais, como nos demais tipos de contêineres.

Existe também uma variação desse modelo, que é o Contêiner Plataforma. Esse, por sua vez, não possui teto e nem laterais, sendo o ideal para cargas com excesso de peso. Para a segurança da mercadoria, ela deve ser bem amarrada na plataforma, evitando acidentes. 

Contêiner Tanque

Diferente de todos os modelos listados acima, o contêiner tanque não possui suas extremidades retas. Isso significa que o seu formato é cilíndrico, sendo indicado para o transporte de produtos líquidos (inflamáveis ou não).

No caso do transporte de um produto químico corrosivo ou inflamável, o tanque é revestido em sua parte interna.

Os produtos mais transportados nesse tipo de compartimento são vinhos, sucos, combustíveis e demais granéis líquidos. Em alguns casos, até gases são transportados. 

Esse é um dos contêineres mais complicados de se manusear, e sua manutenção deve ser feita com muito cuidado, respeitando as propriedades químicas do produto acondicionado.

Transporte de cargas conteinerizadas é com a Sudmar 

Da coleta à entrega, a Sudmar tem o que você precisa. Somos especialistas no transporte de contêineres, um serviço essencial para você que busca movimentar cargas importadas com segurança e pontualidade. Fale com a nossa equipe e solicite uma cotação clicando aqui. Gostou do nosso conteúdo? Então você também pode falar conosco pelo Instagram

plugins premium WordPress