O atraso na entrega, as avarias na carga e a perda de mercadoria são os principais problemas que mais preocupam empresários e fornecedores. Isso porque essas situações impactam negativamente o principal objetivo da empresa, que é a garantia da satisfação do cliente.
Para que você promova a melhor experiência do cliente, o artigo de hoje é indispensável!
Veja como lidar com a perda de mercadoria e evitar que esse transtorno afete os resultados da sua empresa.
O que fazer em casos de perda de mercadoria?
Ao se deparar com uma situação de perda de mercadoria, o passo mais importante é verificar de quem é a responsabilidade. De acordo com a lei 6.538/1978 a responsável pela entrega segura da mercadoria ao destino final é a transportadora contratada. Desse modo, é ela quem deve garantir que o produto chegue dentro do prazo estipulado, com a integridade preservada.
Caso isso não aconteça, você, como empresa, precisa tratar a situação o mais breve possível com a transportadora. Assim, é ela que precisa lidar com indenizações ou possíveis retornos da mercadoria.
Vale lembrar que, na perspectiva do cliente, o descuido foi da sua empresa. Afinal, ele depositou no seu negócio a confiança de que o produto seria entregue conforme a promessa feita durante a compra.
É por isso que prezar pela experiência do cliente é essencial. Independentemente da responsabilidade, você precisa garantir que o consumidor esteja satisfeito com a entrega da mercadoria. Afinal, se ele fez a compra, nada mais justo do que receber o produto com segurança e agilidade, como esperado!
Mas como garantir que a experiência do cliente seja positiva diante dessas situações? Aqui vão algumas dicas!
Estratégias para garantir a satisfação do cliente
1) Escolha uma transportadora confiável
Antes de contratar uma transportadora, pesquise sobre os seus serviços, frota, profissionais e funcionamento. Isso é muito importante para você escolher uma parceira confiável e prevenir os seus processos da perda de mercadoria.
Uma transportadora de confiança faz o controle das cargas e a gestão de riscos. Além disso, ela oferece o rastreamento e monitoramento dos veículos, reduzindo as chances de problemas durante o transporte.
2) Mantenha o contato com o cliente
Seu cliente quer permanecer informado sobre o trajeto da mercadoria para saber exatamente quando ela chegará ao destino final. Por isso, fique em contato com ele, enviando informações sobre as etapas do transporte.
Além disso, caso aconteça algum imprevisto durante a viagem, você será o primeiro a informar o cliente, já apresentando as medidas cabíveis para resolver a situação. Essa atitude é muito simples e fortalece a credibilidade da sua empresa.
3) Personalize a entrega
Além da mercadoria comprada, envie algum extra para o cliente. Pequenos brindes e amostras grátis são ótimos itens para compor o envio, juntamente a uma mensagem personalizada.
Não pense nessa estratégia como um custo, mas sim como um ganho para o seu negócio. Afinal, ao mostrar para o cliente a sua preocupação com ele, estará criando uma boa experiência e garantindo a fidelização.
4) Em caso de problemas, seja o primeiro a agir
Seu cliente precisa de uma resposta ágil a respeito do acontecido. Mas, mais do que isso, ele quer que você esteja disposto a solucionar a situação com rapidez e responsabilidade. Então, seja proativo! Explique o ocorrido, peça desculpas pelo transtorno e demonstre que você está disposto a resolver o problema da melhor forma possível.
Além disso, mostre que você está tomando medidas para evitar novos transtornos. Por mais que a transportadora precise tomar as atitudes necessárias, vale lembrar que contar com uma parceira confiável faz toda a diferença.
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