O planejamento estratégico é importante em todos os âmbitos, na área da logística isso não é diferente. Valorizar a criação de um planejamento é a certeza de que os custos serão reduzidos e bem controlados, assim como a produtividade das atividades fica mais organizada e dinâmica.
O planejamento de logística é deveras útil para traçar as metas mais eficientes quanto aos processos de transporte e movimentação de produtos. Isto inclui traçar ações para execução de embalagem, estoque, manutenção, saída e transporte das mercadorias envolvidas.
Um planejamento logístico bem estruturado é benéfico tanto para os clientes quanto para o seu negócio. Se você deseja otimizar este setor da sua empresa, siga os passos elencados abaixo!
1. Integre os processos estratégicos, táticos e operacionais
Traçar estratégias é essencial, mas também é muito importante que todos os colaboradores estejam cientes das ações e planos desenvolvidos pela empresa. Quando o setor estratégico traça os planos, a missão e a visão da organização devem orientar as estratégias e metas para que a aplicação tática dos objetivos seja realizada de uma forma mais precisa pelo setor operacional. Uma empresa com todos os setores trabalhando por um mesmo propósito tem uma monitoração das execuções dinamizada e uma visão mais clara de como atingir as metas estipuladas.
2. Crie parcerias de confiança
Muitas das atividades logísticas dependem de fornecedores de materiais, o que exige que sua empresa crie parceria com fornecedores que ofereçam serviços confiáveis e produtos de qualidade. Além disso, terceirizar processos é uma ótima opção para quem busca uma boa relação custo-benefício, o que é importante de ser analisado nas organizações logísticas, já que a oferta de serviços de transporte e entrega no mercado é muito ampla. Assim, crie parcerias com transportadoras de confiança, experientes e com pacotes de seguro, pois são elas que garantirão que a entrega de seus produtos seja feita com eficácia e integridade.
3. Implante um sistema de gestão logística
A gestão logística deve contemplar e dar suporte a todos os fluxos de trabalho da organização, tanto internos quanto externos. A gestão logística é ideal para que organizar relatórios, documentos, indicadores de eficiência e etc. Uma boa gestão logística conta com operações automatizadas e estruturadas, onde a eficiência e a rotina das atividades sejam constantemente analisadas. Ao automatizar a gestão, a comunicação entre toda a cadeia logística (administração, estoque, transporte e entrega) é mais eficaz e fluida. O sistema ainda pode incluir comunicação com fornecedores e clientes, de modo que todos tenham acesso às etapas logísticas e localização das mercadorias.
4. Monitore os indicadores de performance
Quem planeja quer resultados, e mensurar os resultados obtidos é fundamental na hora de verificar se as ações delimitadas estão alcançando o que foi estipulado. Por isso, adote ferramentas que indiquem e controlem os resultados de desempenho e eficácia de cada um dos processos integrados, bem como materiais, taxas, mão de obra e tempo que são demandados. Inclua despesas como combustível, percentual de entregas realizadas, nível de devoluções, reentregas e ausências no recebimento, etc. Todos estes dados permitem a empresa ter um panorama de onde deve investir, como pode melhorar suas estratégias e quais os acertos até então.
Agora que você já tem todas estas informações em mão, basta colocar em prática e implantar uma logística eficiente e de sucesso em sua empresa!