A segurança no transporte de cargas é uma questão prioritária na gestão logística.
Tendo em vista que problemas como imprevistos, descuidos e avarias afetam a produtividade da empresa, a segurança no transporte é um desafio para muitos gestores.
O setor de transporte enfrenta diversos riscos, que são causados pela falta de manutenção nos veículos, roubos de cargas, estradas mal cuidadas e profissionais desqualificados.
Para que a sua empresa se previna e não seja afetada por esses riscos, trouxemos 5 dicas de segurança no transporte de cargas que você precisa conhecer!
1 – Realizar a manutenção preventiva dos veículos
Veículos em boas condições estão menos sujeitos a imprevistos e problemas inesperados.
Por isso, a revisão e a manutenção preventiva dos caminhões precisa ser periódica, de modo que estejam em condições adequadas para seguir suas rotas e manter a segurança durante todo o transporte.
Na revisão, é preciso verificar como estão os pneus, freios, luzes, sistema elétrico, suspensão e direção do veículo.
2 – Contratar um seguro de cargas
A sua empresa transporta mercadorias por conta própria ou conta com uma transportadora para realizar o serviço?
Independente das modalidades, é importante contratar um seguro de cargas, para assegurar que a mercadoria e o veículo sejam resguardados de prejuízos financeiros.
Existem diversos tipos de seguros, que devem atender e cobrir todas as suas necessidades.
Uma transportadora que oferece um seguro transparece confiança e garante segurança às mercadorias, que devem ser entregues em perfeito estado.
3 – Contar com profissionais capacitados
Além dos acidentes no trânsito, furtos e perdas causados por fatores externos, a imprudência e a falta de qualificação dos motoristas também são fatores que colocam em risco da segurança das cargas.
Portanto, uma forma simples de resolver isso é buscar profissionais com treinamentos e conhecimentos das normas de segurança e direção defensiva.
Neste ponto, uma transportadora pode ser a melhor opção, pois seus profissionais têm todas as noções necessárias de condução de cargas e segurança no trânsito.
4 – Planejar e monitorar rotas
A violência nas estradas, além da falta de manutenção das rodovias, é uma realidade.
A melhor forma de garantir a segurança dos veículos, neste caso, é planejar o trajeto por onde o condutor irá passar e rastrear o veículo.
Esse recurso garante não apenas a segurança da carga e do profissional, como também uma agilidade na entrega das mercadorias, que chegam em perfeito estado no seu destino.
5 – Mapear riscos
O ideal para ter segurança completa no transporte de cargas é adotar um plano de gerenciamento de riscos.
O plano de gerenciamento de riscos consiste em um conjunto de práticas que orientam sua empresa a se preparar para lidar com transtornos e falhas.
Com este plano, você pode mapear riscos e prever potenciais problemas, atuando com estratégias para evitá-los.
Para entender mais sobre a importância deste plano para a sua empresa, leia nosso blog sobre A importância do gerenciamento de riscos para o transporte de cargas.
A importância de investir na segurança
Ao investir na segurança no transporte de cargas, você garante que as suas entregas sejam realizadas com qualidade e agilidade.
Além disso, o seu negócio fica preparado para lidar com diversos contratempos, assegurando a integridade dos motoristas, veículos, mercadorias e processos da empresa.
Agora que você sabe a importância de investir na segurança dos seus processos e como aplicá-la ao seu negócio, que tal contar com uma parceira no transporte das suas mercadorias?
A Sudmar Transportes oferece diversas soluções para a segurança da sua carga, desde o rastreamento até frotas dedicadas e qualificadas.
Clique aqui e fale conosco.
Informações: Bsoft