Durante todo o mês de setembro, o Brasil é tomado pela campanha “Setembro Amarelo”, a qual tem como objetivo ressaltar a importância da prevenção ao suicídio. Porém, na Sudmar Transportes, ações voltadas à saúde mental dos funcionários e colaboradores são realizadas diariamente.
Diomar Bozi Júnior, administrador da empresa, acredita que um simples gesto pode fazer a diferença na vida de cada pessoa.
“O Setembro Amarelo é importante porque reforça a importância de se preocupar com o próximo, dar uma palavra de apoio, um abraço, isso pode fazer a diferença e salvar uma vida”, destaca.
Diomar Bozi Júnior
Ele explica que na Sudmar, os funcionários têm a iniciativa de realizar um devocional todas as manhãs, o que os deixa mais motivados para enfrentar o dia a dia. “É um momento de reflexão e oração que traz paz para nosso interior. E claro, sempre tratando a todos com dignidade, educação e com um sorriso no rosto”, diz o administrador, ao se referir ao momento devocional, o qual é o período em que uma pessoa separa para se dedicar a Deus, ou seja, fazer orações, agradecimentos, leituras e discussões sobre a Bíblia.
Quem também ressalta o momento como importante para a mente é Sara Vicente, analista de RH.
“Os devocionais contribuem para o nosso dia. Palavras são ministradas e por incrível que pareça elas falam muito aos nossos corações e deixam a nossa mente leve. Ficamos bem depois de ouvir a palavra, os louvores, os testemunhos, muitos de nós choramos, pois nós precisávamos daquele refrigério. É como se você tivesse marcado um encontro com a pessoa certa, é um encontro com Deus”, explica a funcionária. Sara acredita que a iniciativa tem gerado bons resultados na empresa e reflete no trabalho individual de cada funcionário.
Sara Vicente
O gerente operacional da Sudmar, Douglas Bozi, também faz parte dos funcionários que enxergam os devocionais como um dos momentos edificantes dentro da empresa. Questionado sobre como a empresa investe na saúde mental, ele faz questão de dizer:
“Nós começamos o dia com meditação, com paz. Isso é importante, pois às vezes a gente chega no trabalho com alguma preocupação, algum problema em casa ou no serviço, daí o devocional dá um refrigério para a alma e motivação para mais um dia”, enfatiza.
Douglas Bozi
Investir em saúde mental para evitar Burnout
E falar e investir em saúde mental nas empresas, não é luxo. Isso porque segundo o levantamento feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 2021, um em cada quatro brasileiros foi diagnosticado ou sofria com a Síndrome de Burnout. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países com mais casos da doença, atrás apenas do Japão. Caracterizado como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, o Burnout tem sido cada vez mais comum nas empresas.
Caroline Menezes, jovem aprendiz no setor comercial da Sudmar, acredita que a empresa em que atua dá exemplo em ações concretas voltadas à saúde mental, pois lideranças e liderados caminham juntos.
“Trabalhar em uma empresa que se preocupa com o estado psicológico dos funcionários é saber que ela se importa e verifica as possíveis causas para dar apoio necessário em uma situação difícil, não só priorizar o desempenho dos serviços prestados, mas compreende que os funcionários fazem parte da família Sudmar e por conta disso, cria laços afetivos e vínculos tanto dentro, como fora da empresa, sempre apoiando e aconselhando quando precisamos”, destaca.
Caroline Menezes
Sara Vicente, do RH, explica que na Sudmar todos são tratados como família e há gestores e líderes especializados para ajudar, incentivar e passar um “feedback” sobre as atividades profissionais. A empresa fornece ainda atendimento psicológico gratuito através de parceria com o SEST/SENAT.
Na estrada, onde estão os motoristas e funcionários que fazem os transportes de cargas Brasil afora, a Sudmar também prioriza os cuidados com a saúde mental. Claudio Bozi, gerente de frota da empresa, diz que o investimento em tecnologia contribui com a saúde e a segurança dos funcionários.
“Nós temos um sistema que avisa o motorista que ele tem que parar a cada 4 ou 5 horas. Com essa parada o motorista descansa, confere se está tudo certo com o caminhão e a carga, se alguma coisa precisa de manutenção. A viagem fica mais segura. Assim é possível prevenir acidentes. O motorista voltando descansado, com a mente tranquila recomeça a viagem com mais energia e atenção”, explica.
Claudio Bozi
O que é o Setembro Amarelo?
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano.
Precisa de ajuda ?
Qualquer pessoa que estiver passando por algum problema e precisa de suporte emocional, pode conversar com um voluntário do Centro de valorização da Vida (CVV) ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.
A pessoa é atendida por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito.
*Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br
Com informações do CVV e Campanha Setembro Amarelo