A Sudmar Transportes, consolidada no mercado de trabalho há mais de 25 anos, é uma empresa que oportuniza condições para que seus funcionários progridam em carreira. Atualmente, com mais de 90 colaboradores, a empresa possui em seu quadro, jovens que se destacam em suas áreas e muitas vezes passam pela função de estagiário (a) e são efetivados no quadro funcional da empresa.
Esse é o caso da Joice Carla, de 22 anos, que teve a experiência de trabalhar como estagiária e agora ocupa uma função no setor financeiro. Joice relata como iniciou o trabalho na Sudmar.
“Eu passei da função de estagiária para responsável por contas a pagar quando uma colaboradora pegou férias e precisou que alguém cobrisse ela. Então, quando ela retornou das férias, a gente ficou trabalhando juntas por alguns dias e logo em seguida ela trocou de setor. Ela foi para o operacional e com isso eu acabei ficando responsável pelo contas a pagar”, explica.
Joice relata que não evoluiu apenas profissionalmente, mas com as relações interpessoais dentro da empresa. Ela lembra que a menina retraída começou a se desenvolver e a enfrentar seus medos e aceitar novos desafios de trabalho. “Quando eu entrei na empresa eu era bem tímida, na verdade sempre ficava bem retraída. Depois de um tempo que eu fui contratada e fui efetivada eu comecei a me desenvolver. Sou uma pessoa bem tranquila, brinco com todo mundo”, relata. Sobre sua vida profissional, ela só tem conquistas a relatar.
“Hoje eu sou técnica em portos, graduada em Administração e estou fazendo a pós-graduação em Auditoria de Contabilidade e Perícia Contábil. E eu pretendo me especializar mais na área de gerenciamento financeiro”, conta Joice, ao falar dos seus planos futuros.
A história de Samira Cristina, de 21 anos, também é parecida com a da Joice. Iniciou na Sudmar como estagiária e progrediu dentro da própria empresa. Hoje, Samira trabalha no setor operacional. “Eu comecei como auxiliar. Fazia a liberação dos veículos e fui aprendendo o checklist para cuidar das programações do dia a dia. Durante o processo, precisa saber onde devolver o contêiner, também precisa conhecer os armadores”, diz.
“No começo eu era bem na minha, não abria a boca para nada. Mas aí a gente vai aprendendo que precisa ter um diálogo com as pessoas para poder crescer na empresa. Não adianta só fazer o seu serviço, tem que dialogar, pois assim você convive bem e cresce na empresa”, destaca a jovem.
Ela lembra com carinho dos colegas de trabalho que passaram por seu caminho e a ensinaram. “As pessoas com quem eu trabalhei no começo não estão mais, mas sou muito grata a elas porque me ensinaram muito. As de hoje também me ensinam todo dia. O que eu sei é graças a elas”, reconhece Samira.
Ela tem como meta futura cursar uma faculdade e evoluir cada vez mais dentro da empresa. “Quero crescer cada dia mais. Pretendo fazer uma faculdade de Administração e me especializar no setor administrativo de empresa”, conta Samira, ao revelar um de seus sonhos.
Nova geração e a comunicação
O jovem Isaac Matheus também é um talento nato na empresa. Funcionário do setor comercial, ele iniciou como estagiário no setor administrativo e um ano após, foi efetivado na empresa. Hoje, aos 18 anos, Isaac atua na prospecção de novos clientes para a Sudmar devido ao seu dom da comunicação. E foi graças a ele, que Isaac viu a oportunidade profissional na empresa.
“Acompanhando as redes sociais vi um potencial na empresa Sudmar. Então fui saber um pouco mais, entrei em contato com o Diomar Júnior (diretor administrativo) e ele me deu essa oportunidade. Comecei no setor financeiro e logo após passei para a área comercial”, detalha.
Hoje, Isaac auxilia também o setor de marketing da empresa. Com a evolução das mídias digitais, o jovem de 18 anos une o seu trabalho as suas habilidades comunicacionais nas redes sociais. Ele capta imagens, faz stories diários para o Instagram da Sudmar e ajuda na divulgação da empresa.
“Havia uma necessidade na área comercial. Acredito que as minhas habilidades para a comunicação fizeram a diferença para atuar na área comercial e me chamaram para mudar de setor, eu estava no financeiro e me transferiram para atuar no comercial”, conta.
Sobre seus sonhos e metas, Isaac é objetivo. “Quero estar junto com a Sudmar. Continuar me desenvolvendo no setor comercial trazendo novos clientes, fazer com que empresa crença. O meu projeto também é trazer uma imagem para a sociedade do que é Sudmar. Ela é muito mais do que transporte, é uma empresa que acredita no jovem parnanguara”, destaca.
Emprego de jovens no Paraná
O Paraná foi o Estado do Sul que mais gerou empregos na faixa etária de 18 a 29 anos em 2022, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Foram 83.972 colocações no mercado.
Isaac, Joice e Samira fazem parte da estatística de jovens que são exemplos dessa conquista. Eles sabem a vivência de estar inserido no mercado de trabalho, possuir metas e sonhar alto com a ascensão profissional e pessoal.
Confira o post em nosso perfil no Instagram: