Graças à Black Friday, ao Natal e ao Ano Novo, as vendas de fim de ano são muito aguardadas por quem atua no varejo. Afinal, essas três datas comemorativas movimentam o comércio e geram um aumento no volume de vendas de muitos negócios.
No entanto, para garantir a satisfação dos clientes nesse período, o passo mais importante é preparar a logística.
Sem a organização dos processos logísticos, todas as demais etapas (estocagem, divulgação, venda e entrega) não funcionam.
É por isso que, no artigo de hoje, elencamos cinco estratégias indispensáveis para a logística das suas vendas de fim de ano. Acompanhe!
5 dicas de logística para o sucesso nas vendas de fim de ano
- Identifique os pontos de melhoria
Antes de pensar em qualquer estratégia para aumentar as vendas, avalie cada etapa da cadeia logística para verificar se existem falhas ou gargalos. Essa tarefa é indispensável para que a sua empresa possa eliminar os erros e investir em otimização.
Por exemplo: se o layout do estoque atrasa a retirada de produtos, considere modificá-lo. Se os processos atuais tornam a emissão de notas fiscais mais lenta, adote novas tecnologias. Faça isso em todos os setores, para que nenhum deslize passe despercebido.
- Antecipe as demandas
Antecipação é a chave para o sucesso em qualquer ação da sua empresa, especialmente nas vendas de fim de ano. Afinal, nessa época, os fornecedores podem estar atendendo a mais clientes e as transportadoras podem estar com prazos diferenciados.
Portanto, coloque no papel uma previsão do volume de produtos que você precisa comprar e repor no estoque. Com isso, você evita atrasos, faltas de produtos e demais imprevistos.
- Centralize as informações
Mas o que logística tem a ver com informações? Absolutamente tudo! Cada produto adquirido, cada rota traçada e cada venda realizada estão repletos de dados do cliente e dos fornecedores.
Por isso, tenha um sistema de gestão de dados, como um ERP ou um CRM. Essas tecnologias permitem a centralização das informações da cadeia logística, de modo que você possa monitorar tudo em um único lugar com agilidade e segurança.
- Planeje os prazos de entrega
Se você trabalha com vendas online, essa é a dica mais importante de todas. Normalmente, o consumidor que realiza compras de fim de ano, especialmente no Natal, está muito preocupado com o prazo de entrega.O ideal é firmar parceria com uma transportadora responsável e disponível para atender à sua demanda. De preferência, escolha uma que trabalhe com transporte dedicado, com veículos exclusivos para cumprir a sua agenda de entregas.
- Trabalhe com logística reversa
Toda empresa que trabalha com vendas naturalmente deve possuir uma política de troca e devolução. Afinal, caso o cliente resolva desistir da compra, existem regras que ele precisa seguir para que isso seja feito.
No caso das vendas online, a devolução é feita pela logística reversa. Ou seja: a sua empresa precisa estar pronta para receber esses retornos e atender às trocas sem afetar o fluxo de vendas.
Com essas estratégias, o seu negócio estará preparado para ter muito sucesso nas vendas de fim de ano!
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