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Vendas de fim de ano: prepare a logística para essa época

Graças à Black Friday, ao Natal e ao Ano Novo, as vendas de fim de ano são muito aguardadas por quem atua no varejo. Afinal, essas três datas comemorativas movimentam o comércio e geram um aumento no volume de vendas de muitos negócios.

No entanto, para garantir a satisfação dos clientes nesse período, o passo mais importante é preparar a logística. 

Sem a organização dos processos logísticos, todas as demais etapas (estocagem, divulgação, venda e entrega) não funcionam. 

É por isso que, no artigo de hoje, elencamos cinco estratégias indispensáveis para a logística das suas vendas de fim de ano. Acompanhe!

5 dicas de logística para o sucesso nas vendas de fim de ano

  1. Identifique os pontos de melhoria

Antes de pensar em qualquer estratégia para aumentar as vendas, avalie cada etapa da cadeia logística para verificar se existem falhas ou gargalos. Essa tarefa é indispensável para que a sua empresa possa eliminar os erros e investir em otimização.

Por exemplo: se o layout do estoque atrasa a retirada de produtos, considere modificá-lo. Se os processos atuais tornam a emissão de notas fiscais mais lenta, adote novas tecnologias. Faça isso em todos os setores, para que nenhum deslize passe despercebido.

  1. Antecipe as demandas

Antecipação é a chave para o sucesso em qualquer ação da sua empresa, especialmente nas vendas de fim de ano. Afinal, nessa época, os fornecedores podem estar atendendo a mais clientes e as transportadoras podem estar com prazos diferenciados.

Portanto, coloque no papel uma previsão do volume de produtos que você precisa comprar e repor no estoque. Com isso, você evita atrasos, faltas de produtos e demais imprevistos. 

  1. Centralize as informações

Mas o que logística tem a ver com informações? Absolutamente tudo! Cada produto adquirido, cada rota traçada e cada venda realizada estão repletos de dados do cliente e dos fornecedores. 

Por isso, tenha um sistema de gestão de dados, como um ERP ou um CRM. Essas tecnologias permitem a centralização das informações da cadeia logística, de modo que você possa monitorar tudo em um único lugar com agilidade e segurança.

  1. Planeje os prazos de entrega

Se você trabalha com vendas online, essa é a dica mais importante de todas. Normalmente, o consumidor que realiza compras de fim de ano, especialmente no Natal, está muito preocupado com o prazo de entrega.O ideal é firmar parceria com uma transportadora responsável e disponível para atender à sua demanda. De preferência, escolha uma que trabalhe com transporte dedicado, com veículos exclusivos para cumprir a sua agenda de entregas. 

  1. Trabalhe com logística reversa

Toda empresa que trabalha com vendas naturalmente deve possuir uma política de troca e devolução. Afinal, caso o cliente resolva desistir da compra, existem regras que ele precisa seguir para que isso seja feito.

No caso das vendas online, a devolução é feita pela logística reversa. Ou seja: a sua empresa precisa estar pronta para receber esses retornos e atender às trocas sem afetar o fluxo de vendas.

Com essas estratégias, o seu negócio estará preparado para ter muito sucesso nas vendas de fim de ano!

Para agregar a melhor entrega aos seus clientes, entre em contato com a Sudmar. Possuímos uma frota dedicada para atender às suas demandas e transportar os seus produtos com pontualidade, segurança e qualidade excepcional. 

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