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Consumidor 4.0: aprenda a usar a logística para aumentar a satisfação dos clientes

As transformações tecnológicas e o aumento das vendas pela internet culminaram no surgimento do consumidor 4.0 e, consequentemente, da logística 4.0.

Com isso, a praticidade e a facilidade com que o consumidor pode comprar, avaliar, exigir e criticar serviços faz com que as empresas, principalmente de varejo, se adaptem ao perfil 4.0. Sabe por quê?

Porque este consumidor gosta de um serviço imediato, exclusivo e sem defeitos. Eles estão dispostos a expor suas opiniões e fazer o seu negócio alavancar ou então declinar.

Portanto, é preciso automatizar processos, utilizar inteligência de dados e demais tecnologias que melhorem a qualidade de atendimento ao cliente.

Quer aprender a oferecer uma logística impecável para satisfazer os consumidores 4.0? Acompanhe a leitura.

1- Esteja em contato com o cliente

Estimule a interação dos consumidores com sua empresa!

Além de ser uma ótima maneira de trocar informações para melhorias dos serviços e estratégias, também ajuda sua empresa a ganhar o carinho deste público.

Utilize uma linguagem objetiva e adequada ao perfil do público e não deixe de ser atencioso com nenhum cliente.

Proporcione o maior volume de informações possível para que o cliente sinta que pode confiar no seu serviço e não tenha medo de atrasos ou golpes em relação a entrega da compra.

E mantenha contato também no pós-venda, para compreender como foi a experiência de compra. Este contato é primordial para fidelizar os consumidores 4.0.

2 – Contrate uma transportadora eficiente

A satisfação com o serviço de transporte é um dos principais fatores que conquistam o consumidor 4.0.

Como este tipo de consumidor compra mais pela internet, a contratação de um transporte de qualidade para a entrega de mercadorias é indispensável.

Uma transportadora eficiente vai estar pronta para lidar com os prazos e as estratégias logísticas específicas da sua empresa. O ideal é que ela seja responsável, ágil e pontual quanto a entrega dos seus produtos.

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3 – Implemente a logística reversa

Com o aumento da frequência das compras online, outra exigência dos consumidores que sua empresa precisa atender é a da logística reversa.

A logística reversa consiste no processo de devolução do produto quando entregue errado ou com falhas.

Se você quer reter clientes do perfil 4.0, aposte na logística reversa. Ao demonstrar que você está disposto a resolver os problemas da entrega, a credibilidade do seu serviço aumenta perante este consumidor.

4 – Ofereça vantagens de compra

O consumidor 4.0 está em busca de promoções, brindes, amostras e, principalmente, frete grátis.

De nada adianta oferecer um bom preço, mas o valor do frete ser abusivo. Utilize táticas que realmente sejam benéficas e atrativas ao seu consumidor.

Uma dica é direcionar estes benefícios a um grupo seleto de pessoas, como clientes que gastaram um valor mínimo ou que compraram mais de uma certa quantia de produtos. Isto reforça a sensação de exclusividade.

A satisfação com as vantagens podem fazer com que o consumidor as divulgue e até traga novos compradores.

5 – Ofereça rastreio em tempo real

Outra característica do consumidor 4.0 é que ele está ansioso por receber seu produto. Assim, ao realizar compras online, ele quer tê-las o mais rápido possível.

Para amenizar a ansiedade e demonstrar confiança, disponibilize ao cliente um código para rastreio online da compra. A transparência para com os clientes garante a satisfação e a tranquilidade até o momento da entrega.

6 – Surpreenda seu cliente

Já pensou em oferecer uma entrega com uma surpresa a mais?

Surpreenda seu público positivamente ao enviar um produto a mais junto com a compra efetuada. Pode ser um cupom de desconto, uma amostra grátis ou até mesmo uma gratificação pela compra.

Personalize com uma mensagem e veja seu cliente ficar satisfeito com seus esforços para agradá-lo.

Proporcionar boas experiências de compra ao cliente é fundamental.

Como você percebeu na leitura, para satisfazer o consumidor 4.0, a logística precisa seguir o mesmo perfil. Por isso, a logística 4.0 precisa ser bem planejada e eficiente.

Com estas dicas, você pode aprimorar seus serviços de logística e reter este novo perfil de consumidor. Não se esqueça: um cliente feliz é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio.

 

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