Com o aumento do volume de compras pela internet, é preciso suprir as demandas dos consumidores e oferecer uma entrega de qualidade e dentro do prazo.
Muitas empresas ainda estão se adaptando às vendas online e ao delivery e, por isso, precisam melhorar a logística de entregas de suas mercadorias.
O controle das entregas é indispensável para garantir a satisfação do seu consumidor e até conquistar um cliente fiel.
Por isso, o blog de hoje traz 8 dicas essenciais para melhorar a logística de entregas da sua empresa.
1 – Planejamento de compras
O primeiro passo para garantir que a logística de entregas das suas mercadorias seja eficiente é ter um bom planejamento de compras.
Tenha sempre em vista as previsões de vendas para combinar com seus fornecedores um calendário de pedidos e recebimentos de mercadorias. Esse calendário deve estar de acordo com a sua demanda e ao seu giro de estoque.
2 – Organização dos produtos
Uma organização impecável dos produtos agiliza a entrada e saída deles no estoque e ainda ajuda a sua equipe a encontrá-los e manuseá-los com facilidade.
Para garantir funcionamento eficiente dessa organização, uma dica essencial é cadastrar e categorizar todas as mercadorias com informações importantes, como peso, medida, relevância na curva ABC, entre outros dados dos produtos.
3 – Gestão do estoque
Após organizar os seus produtos, você precisa otimizar o seu estoque.
Quando você conhece a quantidade de mercadorias disponíveis na empresa, é mais fácil gerenciar a disposição delas no estoque para que atendam à rotatividade de vendas.
Além disso, um estoque com layout otimizado auxilia na separação dos produtos para envio ao cliente e garante que nunca faltem itens para venda imediata.
Quer mais dicas para a gestão dos produtos? Clique aqui e descubra 5 dicas imperdíveis para um gerenciamento de estoque eficiente.
4 – Integração dos setores
É importante que os setores da sua empresa estejam integrados para que todos os processos funcionem eficientemente.
As vendas, o marketing, o transporte e a equipe de estoque precisam ter uma comunicação impecável para diminuir a possibilidade de erros nas operações e agilizar todas as entregas.
5 – Rastreamento das mercadorias
Seu cliente quer estar por dentro de todas as etapas do envio da mercadoria que ele comprou – e você precisa oferecê-lo essa experiência satisfatória.
Invista em um sistema de rastreamento de entrega, para que seu consumidor acompanhe o trajeto, confie na sua empresa e passe a se tornar um cliente assíduo.
6 – Definição das rotas das entregas
Parte de uma entrega de qualidade consiste no cumprimento de prazos e até na entrega antes do tempo definido.
Para realizar o maior número de entregas no menor tempo, defina rotas estratégicas para facilitar o embarque dos itens, agilizar o escoamento e até economizar no transporte.
7 – Relacionamento com o cliente
Seu cliente está ansioso para receber sua entrega, mas você pode conquistar a sua satisfação com fatores que vão além de cumprir o prazo e entregar uma mercadoria de qualidade.
Esteja em contato com o cliente! Envie mensagens ou e-mails notificando os processos de entrega para que, caso algum imprevisto ocorra, ele já esteja ciente.
E mantenha o contato mesmo após a entrega. Pergunte sobre a sua satisfação com a entrega, envie notificações sobre mercadorias similares e conquiste o relacionamento com ele. Assim, você o manterá sempre satisfeito e sua empresa ganhará credibilidade.
8 – Terceirização do transporte
A frota de veículos faz toda a diferença na sua logística de entregas! Sabe por quê?
Além de ser uma opção econômica, já que a transportadora cuidará de diversas etapas logísticas, também agrega valor ao seu negócio, pois a empresa de transportes cuida de toda a manutenção dos veículos e da entrega das mercadorias, transmitindo profissionalismo e seriedade ao seu cliente.
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Gostou das dicas? Agora você só precisa colocá-las em prática imediatamente para melhorar este fator de grande importância dentro da gestão logística da sua empresa.