Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Segurança no Trabalho: As 6 melhores práticas para a logística

Hoje separamos algumas dicas indispensáveis para a prática de segurança do trabalho na logística da sua empresa, até porque nada é mais negativo do que os acidentes de trabalho, não é mesmo? Afetam vários segmentos do negócio e até a produtividade de toda a equipe. Por isso é tão importante desenvolver boas estratégias de segurança no trabalho, responsabilidade essa que é dada aos gestores.

Pensando nisso, montamos essas dicas e práticas a serem aplicadas na logística, tendo como objetivo proporcionar segurança aos colaboradores, que de resultado trará mais sucesso à sua empresa. 

Confira as dicas a seguir!

1. Oriente os funcionários a utilizarem os EPIs

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não é uma mera exigência legal. Eles de fato podem evitar muitos acidentes e até lesões. 

Por isso, o seu uso deve ser obrigatório dentro das dependências da empresa e principalmente durante a execução de suas funções.

2. Estabeleça procedimentos de segurança

Um procedimento alinhado é muito mais eficiente, e isso se aplica a muitas questões do cotidiano corporativo. Falar em segurança do trabalho é ter em mente que estabelecer protocolos de procedimento evita a ocorrência de sinistros.

Por isso, o conselho é: estabeleça um protocolo a ser seguido toda vez que o funcionário chegar na empresa. Ou seja, ele só deve iniciar as suas atividades assim que vestir seu uniforme, colocar o capacete, luvas e protetores auriculares, entre outros.

3. Adquira maquinários com certificação

Não precisa nem dizer que o uso de equipamentos e máquinas com baixa qualidade, sem certificação no Inmetro é um fator muito influenciador em ocorrências de acidentes no setor de logística, né? Mas nós te lembramos.

Antes da aquisição de qualquer máquina, aparelhos e até ferramentas, é recomendável que seja feita uma pesquisa de mercado, se atentando na segurança do material a quem o manuseia.

4. Faça revisões periódicas nos equipamentos

Mais importante que adquirir novos maquinários com qualidade, é manter a frequência na manutenção. Algo natural de qualquer maquinário, seu uso constante e seu manuseio incorreto ocasionam danos aos instrumentos.

Isso também vale para empilhadeiras e caminhões. Esses cuidados evitam acidentes decorrentes da má conservação, assegurando que o setor esteja sempre com alta produtividade.

5. Invista na capacitação em segurança do trabalho

Algo muito importante e essencial é o treinamento e capacitação de seus funcionários, uma estratégia que ajuda a diminuir os índices de acidentes na empresa. Funcionários que sabem manusear aparelhos de forma correta são muito mais cuidadosos, cometem menos erros e trabalham com mais segurança.

Uma dica é: promova regularmente capacitações sobre o uso dos equipamentos, protocolos a serem seguidos em caso de acidentes e falhas em ferramentas e normas de segurança dos mesmos.

6. Analise a possibilidade de terceirização dos serviços logísticos

Há vários benefícios em terceirizar serviços com transportadoras, como os nossos! Começando pela especialização do trabalho. As transportadoras são preparadas para lidar com seus processos e executar um trabalho muito mais seguro e eficiente.

Uma transportadora séria e comprometida, conta com um quadro de funcionários e motoristas responsáveis e bem treinados.

Que ocasionalmente, reduzirá acidentes, também confere mais credibilidade e agilidade às suas entregas, aumentando a satisfação de seus clientes.

Como é possível perceber que a segurança no trabalho é um aspecto que merece a devida atenção do gerente logístico. Por isso, aproveite as dicas aqui apresentadas e comece a investir na segurança de seus colaboradores.

Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar com aquele amigo que precisa saber dessas dicas!

 

Fonte: Patrus

 

plugins premium WordPress