Existem várias maneiras de fazer a sua empresa crescer, mas a estratégia de fidelizar clientes com certeza é uma das mais eficientes. Ter clientes fiéis é muito vantajoso para as vendas e muito mais econômico do que a conquista de novos consumidores.
Além disso, os clientes fidelizados tendem a propagar a sua marca com paixão, agregando valor à imagem da sua empresa e atraindo mais consumidores.
Felizmente, a logística tem um papel fundamental nessa fidelização! Este setor, que antes era visto apenas como uma área responsável pelo armazenamento de produtos e abastecimento do mercado, agora é essencial na satisfação dos clientes.
Se você ainda não sabe como a área logística pode ser um elemento chave no seu negócio, siga a leitura. Vamos te explicar como fidelizar clientes com o uso da logística e, principalmente, do transporte das mercadorias!
Ofereça um atendimento de qualidade
O primeiro ponto para conquistar e fidelizar clientes é oferecer um atendimento excepcional. E isso vale tanto para as lojas físicas quanto para o atendimento online, seja em e-commerce ou nas redes sociais.
Capacite o seu time de atendimento para que eles sejam gentis, solícitos e prestativos em todo o contato que tiverem com os clientes. Isso vale, principalmente, na resolução de problemas e dúvidas. Ao atender o consumidor de maneira ágil, ele entenderá que a entrega do produto funciona da mesma maneira. Esse é o passo inicial para que ele feche a compra com o seu negócio.
Tenha processos ágeis
Todo o processo de armazenamento, separação, envio e entrega dos produtos aos clientes precisa ser extremamente ágil. Afinal, eles esperam receber o pedido no menor tempo possível.
Porém, uma entrega rápida não depende apenas do transporte. Essa agilidade também é vista na emissão e no envio da nota fiscal ao e-mail do cliente, na disponibilidade do código de rastreamento, na entrega do produto ao transportador e, principalmente, na contratação de uma empresa de transportes que cumpra os prazos.
Cumpra os prazos estabelecidos
Falando em prazos, esse assunto merece um tópico apenas para ele! Afinal, cumprir os prazos prometidos é essencial para garantir a satisfação até dos clientes mais exigentes.
Para garantir esse cumprimento, você precisa, primeiramente, mapear os processos da sua empresa e entender qual a média de tempo que leva para entregar uma mercadoria até o cliente final. Qual o tempo de produção do seu produto? E o tempo que o transporte leva para chegar até o destino? A partir daí, você define os prazos com mais objetividade e assegura que o pedido chegará no local combinado na data que foi estabelecida.
Contrate uma transportadora para fidelizar clientes
Aqui, não existe muito segredo, certo? Você precisa contar com uma empresa de transportes competente, qualificada e comprometida com os seus resultados.
Isso não diz respeito apenas aos prazos que ela deve cumprir, mas também aos serviços adicionais que ela oferece. A gestão das rotas, o monitoramento dos veículos, os seguros do transporte, tudo isso é muito importante para garantir um envio de qualidade ao cliente.
Além disso, as condições dos veículos e a direção defensiva dos motoristas também são requisitos indispensáveis, tanto para a segurança de carga quanto para a imagem da sua empresa.
Lembre-se que as operações logísticas são essenciais para atrair e fidelizar clientes.
Todas as recomendações listadas acima são muito importantes para que o público tenha mais confiança e apreço pelo seu negócio. As dicas são aplicáveis para todos os tipos de atividades, desde a venda de calçados até a de matéria prima para eletrônicos.
Não negligencie essas estratégias. Você certamente terá os melhores resultados ao colocá-las em prática.
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