Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dicionário logístico: 30 termos que todo profissional de logística precisa conhecer

A logística é um setor que possui vários termos técnicos utilizados no dia a dia. Todo profissional de logística, desde o mais experiente até o que está ingressando no mercado, precisa conhecer esses termos para se desenvolver no trabalho. 

Pensando nisso, preparamos um dicionário logístico com os principais conceitos que você precisa conhecer! Com essas informações, você vai entender melhor o universo da logística e vai se destacar na sua profissão.

Acompanhe.

Principais termos logísticos que você precisa conhecer

Agente de Carga

É uma empresa ou profissional prestador de serviço logísticos que faz o intermédio entre o exportador ou importador e a empresa que cuidará do transporte e logística. Ele fica responsável por toda parte documental da exportação ou importação de produtos. 

Averbação

Registro e comunicação da operação de transporte à seguradora. Contém informações relevantes sobre os produtos transportados e o frete.

Blocagem ou Block Stacking

Processo de empilhamento das mercadorias no veículo ou no armazém. Consiste em um empilhamento simples, em que os paletes são empilhados diretamente no chão.

Canal Logístico 

Consiste em uma rede de intermediários envolvidos no transporte, armazenagem, movimentação e demais canais que contribuem para o fluxo eficiente de produtos.

Centro de Distribuição (CD)

Espaço onde ficam armazenadas as mercadorias antes de serem enviadas aos pontos de venda. Nesse local são realizadas as atividades de manuseio e despacho dos produtos. 

Commodity

Produto que geralmente tem origem agropecuária e é produzido em larga escala. Por isso, é de fácil obtenção tanto pelo mercado interno quanto pelo externo. Seu preço é definido pela oferta e procura internacional da mercadoria.

Consolidação de Cargas

É a união de pequenos volumes de mercadoria para a criação de grandes carregamentos. É muito utilizada no transporte de pequenos produtos, pois otimiza o transporte e reduz o custo do frete.

Cross Docking

Sistema de distribuição que não necessita estocagem. Desse modo, o produto comprado pelo cliente é enviado para um centro de distribuição, onde é rapidamente despachado para o consumidor sem ser armazenado.

DTA 

É a sigla para Declaração de Trânsito Aduaneiro, um regime que permite o transporte de cargas importadas de um recinto aduaneiro a outro, ainda sob jurisdição da Receita Federal. Durante esse transporte, a empresa conta com a suspensão de tributos.

ERP

Enterprise Resource Planning (que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de gestão que permite controlar todas as operações da empresa, inclusive a logística.

Frete CIF

A sigla CIF vem do inglês “cost, insurance and freigh”, que quer dizer “custo, seguro e frete”. Na prática, significa que as despesas com transporte serão pagas pelo fornecedor do produto.

Frete FOB

A sigla FOB significa Free on Board, que pode ser traduzido como “Livre a Bordo”. Ao contrário do tipo de frete anterior, nesse aqui as despesas de transporte são pagas pelo comprador.

GRIS

Sigla para Gerenciamento de riscos, que se trata de uma taxa cobrada na nota fiscal, em forma de percentual, que tem como objetivo cobrir os custos ligados à prevenção do roubo de cargas durante o transporte.

Hub

Ponto estratégico destinado à coleta, separação e redistribuição de mercadorias para uma determinada área ou região.

Just in Time

É um sistema logístico que busca atender ao cliente interno no momento exato de sua necessidade. Então a empresa produz apenas a quantidade necessária para atender a demanda do cliente, evitando um estoque exagerado.

Kaizen

Inspirado em uma filosofia japonesa, o método Kaizen se trata de um processo de melhorias contínuas, visando baixar os custos e melhorar a produtividade de um negócio.

KPI

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, que significa Indicador-chave de Desempenho. Portanto, as KPI’s são métricas que ajudam a avaliar a performance.

Lead Time

Tempo compreendido entre a primeira atividade até a última de um processo de várias atividades.

LTL

Sigla para Less Than Truck Load, esse termo nada mais é do que o frete fracionado, em que o volume de cargas é pequeno e, por isso, não ocupa todo o espaço do veículo.

Manifesto de Carga

Documento fiscal indispensável durante a operação de transporte. Nele, são descritos dados essenciais da carga, incluindo as informações mais importantes da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e do Conhecimento de Transporte (CTe).

Paletização

É um dos métodos de gestão de estoque mais utilizados pelas empresas, pois faz uso apenas de paletes e de empilhadeiras para organizar e armazenar os produtos.

PGR

Sigla para Plano de Gerenciamento de Riscos, uma etapa essencial para a segurança das cargas. Basicamente, é nesse planejamento que são listadas todas as ações necessárias para prevenir riscos de acidentes, roubos e sinistros no transporte de cargas.

Picking and packing

Traduzindo os termos, significam coleta e embalagem. Basicamente, é a tarefa de retirar a mercadoria do armazém e preparar a sua embalagem para envio e entrega ao cliente.

Shipping 

Shipping é a atividade de expedição. Esse termo também se refere ao departamento da empresa que é responsável por separar, embalar e carregar as mercadorias que serão transportadas até o consumidor final.

Supply Chain

É a famosa cadeia de suprimentos, que contempla todas as etapas da logística, desde a captação de matérias-primas para produção até a entrega do produto para o cliente final. 

Transbordo

Transferência de mercadorias ou produtos de um modal de transporte para o outro. O transbordo geralmente é realizado em operações de importação ou exportação, transferindo cargas de caminhões para navios ou aviões.

Unitização

Assim como a consolidação de cargas, é o ato de agrupar diversos pacotes menores em uma carga unitária maior.

Warehouse

É o termo em inglês para “armazém”, um local coberto e seguro destinado à estocagem e armazenamento de materiais, desde matérias-primas até mercadorias. 

Yard

É a tradução em inglês de “pátio”, a área aberta de um armazém, porto ou aeroporto destinada ao estacionamento de veículos para carregar ou descarregar produtos.

Zona de Livre Comércio

Também chamada de Zona Franca, é o ambiente onde os produtos podem ser manuseados sem cobrança de taxas e tarifas de importação, com autorização das autoridades fiscais.

E aí, o que achou do conteúdo? Se você tinha dúvida quanto ao significado de algumas expressões, agora não tem mais! E você pode fazer o mesmo por outras pessoas. Compartilhe este conteúdo para ajudar outros profissionais de logística a entenderem esses termos. 

Para mais artigos como este, acompanhe também o nosso blog e o Instagram!

plugins premium WordPress