Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sudmar Transportes promove ciclo de palestras em alusão à campanha Outubro Rosa

Conscientização nunca é demais. Com esse enfoque, a Sudmar Transportes promoveu conversas, palestras e reuniões dedicadas às mulheres da empresa durante o Outubro Rosa.

O sócio-diretor da empresa, Diomar Bozi, explica que a iniciativa visa a alertar as colaboradoras e funcionárias sobre os cuidados com a saúde do corpo e da mente.

“Quando não cuidamos da cabeça, o corpo adoece. Foi um mês completo, em que foi lembrado às colaboradoras sobre cuidar do corpo, da alma e do espírito”, diz Bozi.

Lideranças femininas e conhecimento

Durante o mês de outubro, a direção da empresa convidou mulheres de liderança na sociedade para explanar sobre temas que merecem atenção ao universo feminino. Assuntos como saúde, prevenção ao câncer de mama, autoestima e amor-próprio, além da atenção ao ciclo de violência contra a mulher e medidas protetivas foram enfatizados pelas convidadas.

A vereadora Isabelle Dias, que é Procuradora da Mulher da Câmara de Paranaguá, foi uma das convidadas da empresa e participou do devocional com funcionários. Ela afirma que o momento foi importante e satisfatório.

“Estive palestrando na empresa Sudmar Transportes neste mês do Outubro Rosa e sendo mulher surda, pude compartilhar um pouco da minha história e lutas com todos os funcionários, mostrando o quanto as mulheres devem ser fortes e jamais podem desistir de acreditar em seu potencial. Precisamos nos cuidar e fazer a diferença na vida das pessoas”, destaca a vereadora. “Quero deixar meu agradecimento aos gestores e funcionários da Sudmar Transportes pela oportunidade e por viver esse momento tão abençoado por Deus, com o lindo devocional que eles fazem todas as manhãs. Desejo sucesso a esta grande empresa”, enfatiza Isabelle.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Paranaguá, a guarda civil municipal Marcia Garcia, também esteve na empresa repassando conhecimentos sobre o ciclo de violência doméstica, denúncias e medidas protetivas.

“Na ocasião falamos sobre os tipos de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Hoje, a Patrulha Maria da Penha acompanha mais de 400 medidas protetivas solicitadas às mulheres”, destaca a coordenadora. Ela, que faz parte da Rede Feminina de Combate ao Câncer, também falou sobre a prevenção ao câncer de mama.

A instrutora de Educação Profissional SEST SENAT, Ester Dias Bezerra, realizou uma palestra no local sobre a campanha Outubro Rosa.

“Foi abordada a importância do cuidado e do amor próprio da mulher para com ela e seus familiares, também foi ressaltada a relevância da presença do companheiro na relação, no momento da doença, pois esse apoio é essencial durante o tratamento”, explica ela. “A Sudmar é parceira da nossa empresa, estamos sempre em contato com essa organização e buscamos a atualização constante dos funcionários através de palestras e treinamentos”, explica Ester.

Relatos

Cacia Bozi, do setor financeiro da empresa, diz que o Outubro Rosa é de extrema importância para a sociedade, mas que ele não se resume apenas a aderir à cor rosa. “Ao trazer esta causa para empresa investimos no conhecimento e no autocuidado com os colaboradores e não é apenas um momento para usar a cor rosa, mas sim conscientizar a sociedade sobre este autocuidado”, afirma.

“As palestras na empresa são essenciais, pois cada dia tem uma aprendizagem nova e ouvimos relatos de superação, que ficam marcados e nossa memória. Tenho muita gratidão por fazer parte de uma empresa que se importa com essa campanha”, relata Cacia.

A responsável pelo RH da Sudmar, Sara Vicente, avalia as palestras, encontros e devocionais como momentos satisfatórios promovidos pela empresa.

“Além de todo o autocuidado que nos é passado, temos também o privilégio de ouvir sobre o cuidado com a nossa alma, coração e com a nossa mente, que somos únicas em Cristo e possuímos uma identidade e precisamos zelar por ela”, destaca.

Caminhão rosa

Em uma iniciativa inédita, a Sudmar Transportes plotou um dos seus caminhões da cor rosa para fazer alusão à Campanha Outubro Rosa. No caminhão, a mensagem “Um toque pode salvar sua vida” ressalta a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

Fotos

O que é o Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama (o laço cor-de-rosa) foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Com informações do Ministério da Saúde

plugins premium WordPress