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Indicadores de desempenho logístico: confira os 4 principais para acompanhar na sua empresa

Os indicadores de desempenho logístico são métricas muito importantes para avaliar a performance desse setor na sua empresa. 

Ao mensurar o resultados dos processos logísticos, a sua gestão tem a possibilidade de identificar pontos fortes e fracos, para que assim possa trabalhar em melhorias e investimentos dentro do negócio.

Para que essas melhorias sejam assertivas, é preciso olhar para os mais diversos indicadores de performance, também conhecidos como KPIs. 

No artigo de hoje, nós te explicamos o que são esses indicadores e quais os 4 principais para acompanhar o sucesso logístico. 

O que são indicadores de desempenho logístico?

Os KPIs (Key Performance Indicators) são os indicadores-chave de desempenho, utilizados para mensurar os resultados de um determinado processo. 

No caso do setor logístico, os indicadores de desempenho levam em consideração os objetivos da empresa e a forma como a logística impacta nessas metas. Ou seja: prazos, volumes, receita, feedbacks, tudo isso é considerado de maneira isolada. Isso porque quanto mais específica for a informação, mais precisa será a sua análise sobre os insights recolhidos.

A partir dessas interpretações, sua equipe pode agir na eliminação de problemas e otimização de rotinas, para evitar prejuízos.

Confira os 4 principais indicadores para acompanhar na sua empresa

  • Status de entregas concluídas

Esse é o índice mais importante para acompanhar, pois apresenta o volume de serviços de entrega feitos em um determinado período.

O ideal é que seu monitoramento seja mensal, principalmente para que você avalie se a meta da empresa foi alcançada.  

  • Métrica de prazos de entrega

Outro ponto bem importante – e que mais afeta a satisfação dos clientes – é o cumprimento dos prazos de entrega. Por isso, você precisa acompanhar essa métrica. 

Para avaliar esse KPI, considere o tempo de transporte da mercadoria, desde o momento em que ela saiu da sua empresa até a confirmação da entrega ao cliente. 

Além disso, analise também quantos pedidos foram entregues após o prazo. Caso existam muitas ocorrências de atraso, identifique o motivo dos acontecimentos e trabalhe nas soluções o mais breve possível.

  • Índice de ocorrências

Por mais que os seus processos logísticos sejam bem desenhados, imprevistos infelizmente acontecem. Caso você se depare com extravios, perdas ou avarias nas cargas, isso precisa ser registrado e monitorado. 

Assim como na métrica anterior, você precisa identificar as causas de cada ocorrência para evitar que se repitam. O mesmo vale para trocas ou devoluções de mercadorias. 

  • Custos logísticos da empresa

Pense nos gastos que você tem com estoque, embalagem, emissão de notas fiscais, transporte, taxas aduaneiras, entre outros. Tudo isso impacta nos custos que você tem nas operações logísticas, e precisa ser mensurado.

O principal motivo é que, ao analisar esse indicador, você consegue identificar pontos em que é possível reduzir custos sem perder qualidade do serviço.

Não se esqueça de avaliar também as despesas com armazém, veículos, equipamentos e mão de obra.

Dica da Sudmar

Compartilhe as interpretações e entendimentos dos KPIs com toda a sua equipe, para ter o suporte de todos nas otimizações. Além disso, estabeleça um nível mínimo de desempenho aceitável para cada indicador, garantindo um padrão de qualidade.

Aproveite que estamos falando sobre otimizações e confira 6 soluções para reduzir o atraso na entrega de mercadorias.

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