Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Transporte de cargas frágeis: conheça 5 cuidados essenciais

Empresas que precisam contratar o serviço de transporte de cargas frágeis devem contar com uma transportadora responsável para movimentar o produto sem prejudicar sua integridade.

É por isso que esse modelo de frete requer uma conduta muito mais hábil e segura antes e durante o transporte. Qualquer perda causada por quebras podem gerar um grande prejuízo.

O prejuízo com avarias em cargas frágeis como louça, vidro, cerâmica ou porcelanato vai além da perda do produto – pode significar até a perda de um cliente.

Para evitar situações desse tipo e manter uma boa reputação no mercado, você precisa entender os cuidados que uma transportadora tem ao transportar cargas frágeis.

Continue a leitura e acompanhe estas práticas!

1 – Escolha de embalagens firmes e resistentes

Mercadorias frágeis precisam ser manuseadas e posicionadas com cautela para que não sejam danificadas durante o trajeto. Portanto, colocá-las em caixas e embalagens resistentes é fundamental.

Uma embalagem resistente e segura protege o produto de colisões e amortece impactos na sua condução até o destino, garantindo a qualidade do seu serviço.

2 – Embalagem de itens individualmente

Como cada produto tem características próprias (como formato, peso e tamanho) é importante que ele não fique folgado ou solto dentro da embalagem.

Ao embalar o produto individualmente, em plástico bolha ou folha de isopor, a carga frágil fica protegida de impactos e, consequentemente, de transtornos e devoluções.

Itens grandes (como máquinas e eletrônicos) devem ser transportados com almofadas amortecedoras, para evita choques e quedas.

3 – Disposição da carga no veículo

A maneira como a carga é empilhada dentro do caminhão garante a adequação do espaço, do encaixe e da segurança dos produtos.

É importante que o piso do veículo tenha uma base uniforme para dispor a carga sem inclinações. Além disso, o empilhamento da carga deve respeitar as exigências de posição e ventilação.

Para agilizar o serviço da transportadora, é preciso que a empresa fornecedora das cargas frágeis fixe etiquetas sinalizando o tipo do produto. Isso facilita a disposição deles no baú do caminhão.

4 – Sinalização e identificação das embalagens

Uma transportadora responsável está sempre ciente dos cuidados com sua carga. No entanto, a sinalização correta contribui na identificação do tipo do produto e das suas particularidades.

Etiquetas com avisos sobre a natureza das cargas frágeis transportadas garantem que o manuseio delas seja feito de maneira segura e sem confusões ou acidentes.

Além disso, quando as cargas frágeis são transportadas com outros materiais, a identificação assegura que o conteúdo delicado seja acomodado acima dos demais.

5 – Planejamento da logística

O planejamento é essencial para programar o embarque, transporte e entrega das cargas em tempo hábil. Com isso, o processo pode ser feito com calma e sem urgência – o que evita danos e avarias aos produtos.

No planejamento, o condutor do veículo sabe quais rotas deve seguir, de modo que dirija por estradas mais conservadas de acordo com a fragilidade da carga.

Como vimos, o transporte de cargas frágeis é um tipo de frete que possui cuidados muito específicos. Por isso, contar com uma transportadora que possui profissionais especializados é primordial.

A Sudmar Transportes oferece diversas condições e diferenciais para reforçar a proteção da sua carga frágil. Ao buscar uma parceira responsável e com credibilidade, não hesite em nos procurar!

Agora que você já conhece os cuidados especiais com as cargas frágeis, confira 5 dicas indispensáveis para agilizar a sua entrega.

plugins premium WordPress