Dezembro é o mês do Natal, das confraternizações, dos amigos secretos e das demais festividades de final de ano. Com tantas celebrações, as compras de presentes e alimentos aumentam e o comércio se aquece.
Para empresas da área de vendas, principalmente do varejo, esta época representa maior lucratividade, mas também demanda mais atenção para a logística durante o final de ano.
Pensando em auxiliar sua empresa a organizar a logística no Natal, elencamos cinco dicas muito importantes para colocar em prática. Siga cada uma delas:
#1 Verifique pontos críticos e busque melhorias
Uma logística bem planejada faz com que sua empresa tenha vantagem competitiva no mercado. Por isso, antes de pensar em vender mais, elenque os setores e características que precisam de melhorias.
Registre cada ponto que você considera um fator negativo para o seu negócio, principalmente quando vinculado à agilidade da logística. Uma boa dica para aperfeiçoar seus processos é trocar mecanismos manuais por tecnologias mais dinâmicas.
#2 Planeje os prazos de entrega
Já citamos em nossas dicas para a Black Friday que ignorar o planejamento dos prazos resulta na insatisfação dos consumidores perante a imagem do seu negócio.
Os prazos são o ponto mais importante da entrega de mercadorias, de modo que você não deve prometer prazos que não irá cumprir.
Como as entregas de fim de ano têm um prazo mais apertado, é fundamental que você contrate uma transportadora que esteja disponível para atender a sua agenda.
Além disso, caso haja imprevistos, o seu primeiro posicionamento deve ser de oferecer um parecer sobre a entrega ao seu cliente. É importante que ele saiba que você se importa e que fará o possível para que maiores transtornos não ocorram.
#3 Dimensione seu estoque
Que as vendas aumentam no final do ano, é incontestável. Portanto, você precisa dimensionar o seu estoque de produtos, principalmente dos itens mais buscados nesta época.
Faça um levantamento das vendas em dezembro dos anos anteriores. Isto dará um panorama de faturamento, demanda, gastos e saídas, além de te direcionar para a quantidade ideal de mercadoria em estoque.
É importante que não falte nenhum produto em seu estoque, mas leve em consideração também que você não deve deixar produtos parados para não gerar gastos desnecessários.
#4 Prepare o seu ponto de venda
Em tempos de demanda elevada, você deve preparar seu ponto de venda para que seja chamativo e, ao mesmo tempo, para que não haja falta de produtos.
Reponha diariamente os produtos nas gôndolas e faça o inventário do seu estabelecimento. Esta é uma ótima técnica para você calcular quantas mercadorias saíram no dia e quanto será necessário para os dias seguintes.
#5 Fique próximo dos contatos importantes
Nesta época do ano, qualquer imprevisto pode ser crucial para o seu negócio. Portanto, mantenha os principais contatos acessíveis e informados da sua demanda. Isso vale para colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço.
Caso algum produto fique fora de estoque, seu fornecedor já estará ciente que você entrará em contato. Se algum empregado faltar, outro já poderá ser chamado para substituí-lo.
O contato com parceiros ajuda no bom funcionamento da logística da empresa.
#Surpreenda seu cliente
Esta dica extra é possivelmente a mais importante de todas. O consumidor sabe que, no final do ano, enfrentará filas, desconfortos e insatisfações pelo grande fluxo de pessoas buscando as mesmas mercadorias no mesmo local.
Sabe o que isso significa? Que você precisa surpreendê-lo! Ser bem atendido em uma época tão agitada como o final de ano faz com que ele tenha apreço pelo seu negócio e até torne-se um cliente fiel.
Organize seu planejamento de logística no natal, certifique-se dos prazos de entrega e da responsabilidade dos seus colaboradores quanto ao melhor desempenho em todos os setores.
Falando em melhor desempenho, não se esqueça de contar com a Sudmar para atender aos serviços de transporte das suas mercadorias no final deste ano. Entre em contato para conhecer as melhores condições!