Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Carga seca: o que é e como funciona o transporte desse tipo de mercadoria?

No setor logístico, o transporte de cargas exige diversos cuidados. Dependendo do tipo de mercadoria, como no caso da carga seca, os cuidados podem ser bem específicos e rigorosos.

Para transportar a carga seca, o gestor logístico deve estar ciente das diretrizes a serem seguidas para garantir a eficiência do transporte e a integridade dos produtos.

A carga seca é de grande importância para o desenvolvimento da economia brasileira. Isso porque grande parte das cargas são destinadas para o abastecimento de comércios, mercearias, supermercados, indústrias e lojas de materiais de construção.

Neste blog, você entenderá o que é carga seca e quais os principais cuidados tomados nesse tipo de transporte. Boa leitura!

O que é carga seca?

A carga seca é toda a mercadoria não perecível, que pode ser transportada independentemente das condições climáticas. Seu termo se deve pelo fato de que os materiais secos podem ser escoados em temperatura ambiente, sem necessidade de refrigeração ou aquecimento.

São consideradas cargas secas produtos como:

  • materiais construção;
  • madeiras;
  • móveis;
  • ferramentas e ferragens;
  • produtos industrializados;
  • equipamentos eletrônicos;
  • eletrodomésticos;
  • peças automotivas; e
  • alimentos não perecíveis, tais como feijão, açúcar, soja e arroz.

O transporte da carga seca é um dos mais comuns nas estradas brasileiras. E, apesar de não demandar cuidados como refrigeração, existem atitudes bem específicas que devem ser respeitadas no seu transporte. Confira:

Os cuidados necessários no transporte de carga seca

Saber como funciona o transporte desse tipo de carga é essencial para contratar um serviço de logística sério e de qualidade. Conheça as 5 principais exigências:

  1. Qualidade do veículo

A escolha do veículo correto faz toda a diferença nas atitudes de prevenção a qualquer tipo de dano à carga. Os veículos mais adequados para esse serviço são o caminhão truck, a carreta e o caminhão toco.

Outro fator importante é a condição do baú do transporte, que deve estar bem fechado, vedado e limpo.

Por isso, é preciso ficar atendo também à manutenção do caminhão que fará o transporte. Um veículo com manutenção em dia assegura a sua mercadoria de acidentes ou problemas durante o percurso.

  1. Empilhamento correto

A grande vantagem da carga seca é que o empilhamento é facilmente realizável e de prático manejo. No entanto, isso não significa que pode ser feito de qualquer jeito. Na verdade, o responsável pela movimentação da carga deve respeitar as características dos produtos para manuseá-los de forma correta.

Alimentos não perecíveis, por exemplo, devem ser manuseados com delicadeza para não danificar a embalagem. Equipamentos eletrônicos, por sua vez, devem ser dispostos no veículo de acordo com seu peso e proporção, evitando deslizes e prejuízos.

  1. Embalagem adequada

Tal como o empilhamento, embalagem do produto também interfere em sua integridade. Por isso, as cargas secas devem ser devidamente embaladas e lacradas e, preferencialmente, armazenadas em caixas. A acomodação e proteção correta das mercadorias evita qualquer tipo de risco e avarias.

Além disso, para cargas mais delicadas, como móveis e eletrodomésticos, a proteção contra sol e chuva é indispensável. Por isso, o transporte contêinerizado é uma ótima opção, já que é capaz de preservar a qualidade dos itens e garantir a entrega sem prejuízos.

  1. Compartilhamento do espaço

Quando bem acomodada e embalada, a carga seca possui chances mínimas de vazar, deslizar ou colidir com outras mercadorias. Portanto, é possível que essa carga compartilhe o espaço do veículo com demais produtos.

Todavia, é essencial que todos os outros produtos sejam da mesma categoria – como materiais de construção e ferramentas, por exemplo.

  1. Segurança da carga

Como a maioria dos cargas secas possuem alto valor, a segurança em comparação às cargas tradicionais deve ser redobrada.

É por essa questão que você deve contratar uma transportadora que oferece seguros e que possui monitoramento veicular. Estes fatores, juntamente com o rastreamento da carga, contribuem para o acompanhamento e segurança das mercadorias e responsáveis pelo transporte.

Preze pela integridade da sua carga!

Percebeu como é importante compreender os processos logísticos que correspondem ao transporte da sua carga? Quando você entende a importância destes cuidados, a escolha da transportadora ideal fica ainda mais fácil.

Na Sudmar Transportes, a sua carga é manejada com toda segurança e cuidado. Aqui, nós prezamos pela mercadoria transportada e pelos profissionais que realizam o transporte.

Além disso, possuímos os equipamentos mais adequados para garantir que a sua carga seca seja protegida durante todo o processo de entrega.

Preze pela integridade da sua carga e entre em contato conosco!

E se você gostou do tema, aproveite para ler nosso blog sobre Como funciona o transporte rodoviário de contêiner.

Informações: Bsoft

plugins premium WordPress